Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Marte acaba de receber seu mais novo “morador robótico”, comemora Nasa

Depois de uma viagem de sete meses e de 458 milhões de quilômetros, a sonda InSight (da sigla em inglês para exploração interior com utilização de investigações sísmicas, geodésia e transporte de calor) pousou com sucesso em Marte nesta segunda-feira (26), anunciou a Agência Espacial Norte-americana (Nasa). A missão de dois anos da InSight será para estudar o interior profundo de Marte, para aprender como todos os corpos celestes com superfícies rochosas, incluindo a Terra e a Lua, se formam.

A agência anunciou ainda que, nesta terça-feira (27) a InSight enviou sinais para a Terra, indicando que seus painéis solares estão abertos e coletando luz solar na superfície marciana. A sonda Mars Odyssey da Nasa retransmitiu os sinais.A implantação de painéis solares garante que a espaçonave possa recarregar suas baterias todos os dias. A Odyssey também transmitiu um par de imagens mostrando o local de pouso da InSight.

“A equipe da InSight pode ficar um pouco mais tranquila hoje (27), sabendo que as matrizes solares estão sendo implantadas e recarregando as baterias”, disse Tom Hoffman, gerente de projeto da InSight, no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, em Pasadena, na Califórnia, que lidera a missão. “Tem sido um longo dia para a equipe. Mas amanhã começa um excitante novo capítulo para o InSight: operações de superfície e o início da fase de implantação do instrumento”, informou.

Segundo a Nasa, as matrizes solares gêmeas da InSight têm 2,2 metros de largura cada. Abertos, os painéis têm o tamanho de um grande conversível da década de 1960. Marte tem luz solar mais fraca do que a Terra porque está muito mais distante do sol. Mas a sonda não precisa de muito para operar: os painéis fornecem 600 a 700 watts em um dia claro – o suficiente para alimentar um liquidificador doméstico.

Sensores
Nos próximos dias, a equipe da missão vai desengatar o braço robótico da InSight e usar a câmera acoplada para tirar fotos do solo, a fim de que os engenheiros possam decidir onde colocar os instrumentos científicos da espaçonave. Levará de dois a três meses até que esses instrumentos sejam totalmente implantados e os dados comecem a ser enviados à Terra.

Enquanto isso, a InSight usará seus sensores meteorológicos e magnetômetro para fazer leituras de seu local de pouso na Elysium Planitia, sua nova casa em Marte.

O módulo InSight foi lançado da Base Aérea de Vandenberg na Califórnia em 5 de maio e aterrissou perto do equador de Marte, no lado oeste dessa planície chamada Elysium Planitia, com um sinal afirmando uma seqüência completa de pouso.

Perfuração
Foi o oitavo pouso da Nasa em Marte. “Nós atingimos a atmosfera marciana a 19,8 mil quilômetros por hora, e toda a seqüência de tocar a superfície levou apenas seis minutos e meio”, disse o gerente do projeto.

A sonda foi construída para investigar minuciosamente, pela primeira vez, o que está dentro de Marte. “O pouso foi emocionante, mas estou ansioso para a perfuração”, disse o investigador principal da InSight, Bruce Banerdt, do JPL.

Para a Nasa, o sucesso da missão “é um tributo às centenas de engenheiros e cientistas talentosos que colocaram sua genialidade e trabalho em fazer deste um grande dia”.

A agência informou que vários parceiros europeus, incluindo o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES) e o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), apoiaram a missão InSight. Além da França e Alemanha, Reino Unido, Suíça, Polônia e Espanha também forneceram equipamentos e tecnologia para a missão.

Secretário André Curvello aponta aumento da aprovação da gestão de Jerônimo em Salvador

Pesquisa feita em Salvador pelo Instituto Paraná mostra o crescimento da aprovação do governo Jerônimo Rodrigues. De acordo com o levantamento, realizado entre 22...

Homem desaparecido há 21 anos por causa de problemas financeiros é encontrado vivo

Um homem que desapareceu de Bilbao, na Espanha, há 21 anos, sem deixar pistas, foi encontrado vivo na cidade de Caparroso, em Navarra. A...

Secretário André Curvello aponta aumento da aprovação da gestão de Jerônimo em Salvador

Pesquisa feita em Salvador pelo Instituto Paraná mostra o crescimento da aprovação do governo Jerônimo Rodrigues. De acordo com...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Secretário André Curvello aponta aumento da aprovação da gestão de Jerônimo em Salvador

Pesquisa feita em Salvador pelo Instituto Paraná mostra o crescimento da aprovação do governo Jerônimo Rodrigues. De acordo com...

Homem desaparecido há 21 anos por causa de problemas financeiros é encontrado vivo

Um homem que desapareceu de Bilbao, na Espanha, há 21 anos, sem deixar pistas, foi encontrado vivo na cidade...

Homem é flagrado no Ferry Boat com motocicleta roubada

Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) prenderam um homem com uma motocicleta roubada....

ACIDENTE EM XIQUE-XIQUE: Mulher em carroceria de caminhonete é arremessada de veículo e morre

Um acidente de trânsito resultou na morte de uma mulher de 38 anos na noite de quarta-feira (27/03), em...