Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Justiça proíbe INSS de fazer descontos em benefícios

Por decisão judicial, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não pode descontar valores de benefícios previdenciários se, após esses abatimentos, a quantia restante ficar abaixo do salário mínimo nacional (R$ 954). A decisão é do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), atendendo a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), e vale para todo o Brasil.

O MPF ajuizou uma ação civil pública questionando os critérios adotados pelo INSS ao exigir a restituição de valores depositados indevidamente, quando a falha foi cometida pelo próprio órgão. Muitas vezes, acontecem pagamentos em duplicidade ou erros de cálculo. E o instituto exige a devolução, com desconto direto no valor do benefício mensal.

Esse tipo de desconto é previsto pela Lei 8.213/1991 e pelo Decreto 3.048/1999, mas é preciso, no entendimento do MPF, que se preserve a dignidade humana e o mínimo existencial para que o segurado tenha condições de viver. Por conta disso, o desembargador João Batista Pinto da Silveira — da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) — decidiu em favor dos beneficiários do INSS.

A decisão só não vale para a Bahia, pois, naquele estado, já existe uma ação civil pública semelhante proposta pela Defensoria Pública da União.

Ainda não há decisão final

É importante destacar, no entanto, que ainda não há um sentença definitiva sobre o caso. Apenas um decisão preliminar (antecipação da tutela recursal). Ou seja, a 6ª Turma do TRF-4 — à qual o desembargador João Batista Pinto da Silveira pertence — ainda vai analisar o mérito da causa.

Isso, no entanto, somente deverá acontecer depois que o Superior Tribunal de Justiça decidir sobre a devolução ou não de valores recebidos de boa-fé, como no caso de benefícios previdenciários.

Muitas vezes, há erros do INSS na hora de calcular as aposentadorias, assim como interpretações equivocadas da legislação, o que resulta na concessão de benefícios a menor e leva os segurados a procurarem a Justiça. Há vários casos em que o INSS é obrigado a reajustar o pagamento por via judicial. Mas o instituto sempre recorre à instância superior, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU).

Quando o recurso é aceito, o INSS, então, pega de volta o valor pago a mais, com desconto diretamente no benefício, em parcelas.

Até lá, o INSS não pode mais efetuar descontos nos benefícios reduzindo-os a menos que o mínimo. O EXTRA aguarda uma posição do instituto sobre o assunto.

Como tudo começou

A ação civil pública do MPF foi julgada parcialmente procedente em primeiro grau, na 20ª Vara Federal de Porto Alegre, proibindo descontos que reduzissem o benefício a menos do que o salário mínimo. Mas o juiz do caso declarou que essa proibição só valeria após a ação transitar em julgado (quando não há mais possibilidade de recurso).

O MPF, então, recorreu, pedindo a imediata proibição. O segundo juiz a analisar o caso — o desembargador João Batista Pinto da Silveira — acolheu o pedido.

Ele entendeu que a proibição dos descontos já tem sido aplicada em vários casos individuais. Assim, ao se aplicar a mesma decisão na ação civil pública, fica assegurada a isonomia entre todos os segurados na mesma situação.

PROMESSAS DE LULA: “Não esqueci da cervejinha nem da picanha”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou, em encontro com jornalistas nesta terça-feira (23/04) que não se esqueceu das promessas de "cervejinha"...

‘DATA VENIA’: MP deflagra operação contra dois escritórios por uso de documentos falsos e apropriação indébita em Salvador

O Ministério Público estadual deflagrou, na manhã desta quarta-feira (24/04), uma operação contra dois escritórios de advocacia e seus sócios que estão atuando em...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

PROMESSAS DE LULA: “Não esqueci da cervejinha nem da picanha”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou, em encontro com jornalistas nesta terça-feira (23/04) que não se...
Fundação Jose Silveira

PROMESSAS DE LULA: “Não esqueci da cervejinha nem da picanha”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou, em encontro com jornalistas nesta terça-feira (23/04) que não se...

‘DATA VENIA’: MP deflagra operação contra dois escritórios por uso de documentos falsos e apropriação indébita em Salvador

O Ministério Público estadual deflagrou, na manhã desta quarta-feira (24/04), uma operação contra dois escritórios de advocacia e seus...

OPERAÇÃO NARKE: Policia Civil cumpre mandados judiciais contra traficantes em Salvador

Na manhã desta quarta-feira (24/04), a Policia Civil da Bahia, por meio do Departamento Especializado de Investigação e Repressão...

GRANDE SUSTO! Pitbull ataca mulher grávida em Jaguaquara

Um cachorro da raça pitbull atacou uma mulher grávida de oito meses no município de Jaguaquara, no sudoeste da...