Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Conheça as formas recomendadas de proteção contra o HIV

Entre janeiro e setembro deste ano, o Ministério da Saúde distribuiu 302,5 milhões de preservativos femininos e masculinos. Eles estão disponíveis de graça em qualquer serviço público de saúde. Até o fim do ano essa quantidade deve aumentar, já que, no total, foram adquiridos 750 milhões de camisinhas em 2018.

A preocupação da pasta em garantir o acesso aos preservativos tem um motivo: embora sejam a principal forma de prevenção, “quase metade dos brasileiros sexualmente ativos não usa camisinha nas relações casuais, mesmo sabendo que essa é a melhor forma de evitar a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST)”, afirma a diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, Adele Benzaken.

Conheça as formas recomendadas de proteção contra o HIVA epidemia brasileira é concentrada em populações-chave (gays e homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, trabalhadores do sexo, pessoas que usam álcool e outra drogas e pessoas privadas de liberdade) e populações prioritárias (jovens, população indígena, pessoas privadas de liberdade e população negra). Por esse motivo, o ministério tem investido também em outras formas de prevenção, como a combinada.

Nessa modalidade, são utilizadas abordagens biomédicas, comportamentais e estruturais. Ou seja, o Ministério da Saúde desenvolve ações para promover a prevenção pós-exposição e pré-exposição, o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento.

“Essa combinação pode ser feita de forma simultânea ou sequencial. A escolha varia de acordo com as características e fase da vida de cada pessoa”, explica Benzaken. Dessa forma, as estratégias e campanhas são aplicadas conforme a realidade de cada local. “A gente tem um país continental com vários tipos de educação, não só escolar, mas também social. Temos que encontrar uma linguagem para passar a informação de forma adequada, sem que ninguém se sinta ofendido”, completa Tânia Vergara, membro do comitê de HIV/Aids da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Profilaxia

Outras formas de prevenção oferecidas pelo SUS são a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PreP). A primeira ocorre por meio de medicamentos antirretrovirais para impedir que o vírus se instale no organismo após uma relação sem preservativo. “Essa é uma estratégia para aquelas pessoas que definitivamente se recusam a usar os preservativos, embora isso seja péssimo [não usar camisinha], e se expõe a uma situação de risco”, afirma Vergara. Os medicamentos estão disponíveis de graça no SUS e devem ser aplicados, no máximo, em até 72 horas após a relação sexual desprotegida.

Já a segunda, a PreP, é destinada a pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o vírus, como as populações-chave para HIV e que ainda apresentem episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ITSs) e uso repetido de PEP. Ela também está disponível no SUS e consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da Aids infecte o organismo.

A realização frequente de exames para detecção do HIV é recomendada sempre. Não que a ação barre a transmissão do vírus. Mas é uma atitude que permite a identificação do HIV em seus estágios iniciais, garantindo que a pessoa infectada tenha chance de se submeter rapidamente a tratamentos com antivirais que podem reduzir a replicação do vírus no organismo a uma carga viral indetectável.

Fontes: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde, do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids, da Fiocruz e da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

MATARAM “NEGA”! Homem é executado com mais de 20 tiros no Cabula VI

Um homem indentificado apenas pelo apelido "nega" foi morto a tiros no final da tarde desta sexta-feira (19/04) no Cabula VI. Conforme fontes do...

Agenda esportiva do final de semana conta com eventos apoiados pelo Governo da Bahia

Neste final de semana, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), vai...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

MATARAM “NEGA”! Homem é executado com mais de 20 tiros no Cabula VI

Um homem indentificado apenas pelo apelido "nega" foi morto a tiros no final da tarde desta sexta-feira (19/04) no...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

MATARAM “NEGA”! Homem é executado com mais de 20 tiros no Cabula VI

Um homem indentificado apenas pelo apelido "nega" foi morto a tiros no final da tarde desta sexta-feira (19/04) no...

Agenda esportiva do final de semana conta com eventos apoiados pelo Governo da Bahia

Neste final de semana, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego,...

“Acredito em uma possível reconciliação”, diz Gracyanne Barbosa após trair Belo

Gracyanne Barbosa utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (19/04), para se pronunciar sobre o fim de seu casamento com...

PRF intensifica fiscalização durante festividades da Micareta de Feira de Santana

Desde quinta-feira (18), policiais rodoviários federais intensificaram às fiscalizações durante as festividades da Micareta de Feira de Santana, que...