Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Hospital Geral Prado Valadares realizou cerca de 100 mil atendimentos entre maio e novembro

Com investimento de R$ 38 milhões na ampliação do Hospital Geral Prado Valadares, no município de Jequié, inaugurada em maio deste ano, foi reforçada a capacidade do maior hospital do interior da Bahia, que atende a 28 municípios da região sudoeste do estado, cobrindo mais de 600 mil baianos.

O equipamento passou a contar com novas especialidades e a unidade de neurocirurgia foi reativada. De maio a novembro, o Prado Valadares realizou cerca de 100 mil atendimentos. Foram realizados cerca de 118 mil exames, entre raios-x, laboratório, eco, e outros.

De acordo com o superintendente de Atenção Integral à Saúde (Sais), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Jassicon Queiróz, desde a inauguração, o único investimento significativo realizado anteriormente na unidade havia sido a implantação do Centro de Imagem com equipamentos de diagnóstico de última geração, até que em maio deste ano foi inaugurado o Novo Prado Valadares. “Maior hospital do interior da Bahia, o Prado Valadares tem uma abrangência que atende 28 municípios e o impacto é significativo em que trouxe resolutividade regional. Hoje os pacientes em diversas especialidades não precisam mais se deslocar a Salvador para serem atendidos ou para fazer uma cirurgia de remoção de tumor, por exemplo”.Queiroz informa que o investimento feito praticamente duplicou o número de leitos e destaca o ganho de 29 leitos de cuidados intensivos. “Haverá mais investimentos na unidade como o serviço de Pediatria e outros serviços de apoio”.

Segundo a diretora-médica do HGPV, Yanne Montino, o número de atendimentos ambulatoriais atual, 15.033, representa um aumento de 500% em relação a 2017, quando foram realizados 3.120 procedimentos. Na mesma proporção, 500%, foi o aumento do número de atendimentos nas emergências pediátricas, que subiu de 2.451 para 12.182, de 2017 para 2018. No mesmo período, o número de cirurgias saltou de 1.384 para 3.752, um aumento de 272%. Ela informa que atualmente estão sendo implantados os serviços de otorrinolaparoscopia, colonoscopia, cirurgias urológicas, broncoscopia, entre outros.

Construído anexo ao hospital, na Rua São Cristóvão, centro da cidade, o novo prédio de 6 mil metros quadrados dobrou também o tamanho da área construída para o HGPV. Agora são 276 leitos, seis consultórios, quatro enfermarias e seis salas de cirurgias para atender toda a região. Foram adquiridos aparelhos de ultrassonografia fixa e móvel, endoscópio, eletroencefalograma, ARCO C (raio-x), ventiladores pulmonares, carro de anestesia, desfribriladores, monitores cardíacos, sistema de osmose reversa para hemodiálise e bisturi elétrico. No pronto socorro, as alas são divididas de acordo com a classificação de risco.

O HGPV oferece emergência médica de alta e média complexidade 24h e atende nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Psiquiatria, Neurocirurgia, Bucomaxilo, Traumato-Ortopedia, UTI adulto, Traumato-Ortopedia, além de Bioimagem. A ampliação garante o aumento na oferta dos serviços endoscopia digestiva, colonoscopia, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica, eletroencefalograma, ultrassonografia com doppler, ecocardiograma, além de cirurgias eletivas, mais leitos de UTI e unidade semi-intensiva.

Morador de Jequié, Joselito José Santos elogiou o novo equipamento. “Hoje a gente consegue fazer os exames com rapidez. Melhorou muito”. A dona de casa Edelzuíta Souza aprovou o equipamento. “A gente percebe a melhora da qualidade nos atendimentos, na estrutura, os funcionários atendem muito bem, estão todos de parabéns”.

Além do atendimento aos pacientes, o HGPV serve de campo de estágio para alunos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) e quatro escolas técnicas, e ainda de internato de Medicina.

UPA

Outro investimento no Governo do Estado na saúde de Jequié foi a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Tipo I) Eunice Jesus Leal Almeida (Dona Dite), um investimento de R$ 3 milhões. A unidade possui sala de emergência, salas de observação para adulto e pediátrica, quarto de isolamento adulto, posto de enfermagem, sala de eletrocardiograma (ECG) e de raio-x, além de dois consultórios. De outubro de 2017 a novembro deste ano foram realizados 60 mil atendimentos médicos, 63 mil atendimentos de outros profissionais e 105 mil exames e procedimentos.

Vixe! Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Um vídeo começou a viralizar após passageiros e testemunhas filmarem uma mulher que ficou com preso em uma van que, devido ao mal estado...

Mulher é presa em flagrante pelo homicídio o companheiro

Uma mulher suspeita do homicídio do companheiro João Nilton Bispo da Silva, de 28 anos, foi presa em flagrante na noite de terça-feira (23),...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Vixe! Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Um vídeo começou a viralizar após passageiros e testemunhas filmarem uma mulher que ficou com preso em uma van...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Vixe! Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Um vídeo começou a viralizar após passageiros e testemunhas filmarem uma mulher que ficou com preso em uma van...

Mulher é presa em flagrante pelo homicídio o companheiro

Uma mulher suspeita do homicídio do companheiro João Nilton Bispo da Silva, de 28 anos, foi presa em flagrante...

BUZU VAI PARAR? Rodoviários atrasarão saída de veículos da garagem da empresa OT Trans; veja detalhes

A direção do Sindicato dos Rodoviários da Bahia divulgou uma nota na tarde desta quarta-feira, (24), informando que amanhã,...

BRUTALIDADE: Polícia procura homem que agrediu esposa com socos no rosto no sudoeste da BA

A Polícia Civil procura o suspeito de agredir uma mulher identificada como Geisa Araújo na cidade de Itororó, a...