Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Idosos cantam e dançam durante ceia natalina do abrigo Dom Pedro II

O Natal do abrigo Dom Pedro II, situado em Piatã, foi repleto de símbolos e sentimentos que permeiam a celebração do nascimento de Cristo. A alegria, a comunhão e a sensação de pertencimento a uma família foram partilhadas por idosos de diferentes idades e histórias de vida que estiveram presentes na celebração, realizada na noite de ontem (20).

Diante do salão que eles mesmos ajudaram a decorar, os 60 moradores do abrigo gerido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), se revezavam entre apresentações musicais e a plateia. Nove deles compuseram um coral natalino e entoaram canções como “Noite Feliz”, “Sino de Belém”, “Natal das Crianças” e “Anoiteceu”.

20 12 2018 Ceia de Natal Abrigo D. Pedro II Foto Jefferson Peixoto Secom Pms 5

Um dos momentos mais marcantes da festa se deu quando o musicoterapeuta Jairo Marques, de 47 anos, convidou Sátira Reis, de 102, para dançar ao som de “Emoções”, de Roberto Carlos. O nome da canção veio a calhar com as lágrimas que a neta de Sátira, Verônica Magalhães, de 44 anos, derramava de alegria por ver a avó bem.

“Minha avó já sofreu muito na vida, mas agora está feliz; canta, dança. Ela batalhou muito, era calada, vivia quieta e desde que veio para cá conversa, brinca. Só agora está vivendo de verdade”, disse Verônica.

A alegria de Sátira tem um motivo, que Lúcia Maria da Conceição, de 73, tem na ponta da língua: “Para mim este local representa tudo. Ele me proporciona coisas que antes eu não tinha. Aqui a gente faz artesanato, sai para passear, é ouvido pelas assistentes. Nós somos uma família”, afirmou.

Presente no evento, o titular da Semps, Isnard Araújo ressaltou a satisfação por fazer parte desse momento: “É um misto de alegria e prazer, sobretudo para os idosos que aqui estão, porque, em sua grande maioria, são idosos com um grau de carência muito grande. E quando eles se acostumam com o abrigo, não querem sair mais. É uma grande família. Como secretário, eu me sinto satisfeito”.

Atividades – Desde o início do mês, nove idosos que pertencem ao grupo do coral ensaiam duas vezes por semana para a apresentação de ontem. Para a decoração do abrigo, muitos se revezaram entre a colocação de pisca-pisca, corte e costura das toalhas de mesa e decoração feita a partir de materiais recicláveis, como garrafa e barbante.

A ceia farta contou com chester, salpicão, arroz a grega e pão metro, dentre outros itens. Para se vestir a caráter, um grupo de 20 moradores foi ao shopping comprar roupas, na véspera do evento.

Passeio nesta sexta – Nesta sexta-feira (21), um passeio de ônibus está marcado para que eles conheçam a iluminação da cidade, por volta das 17h. Acompanhado de técnicos e da diretora da instituição, os idosos irão de ônibus para os pontos mais decorados.

“É muito gratificante porque aqui eles encontram o carinho e a atenção que todos nós damos a eles. As semanas deles são cheias de atividade. Eles fazem biscuit, aula de hidroginástica, de música, participam de bingo. Algumas pessoas em trabalho voluntário trazem presentes e realizam leitura com eles. São programações importantes. Para eles todo dia é uma festa”, revelou Valéria Brito, diretora do abrigo.

Fotos: Jefferson-Peixoto/ Secom Salvador

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador. O crime ocorreu na Avenida...

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado. Por 14 votos a 1,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador....
Fundação Jose Silveira

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador....

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado....

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que mapeia pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições municipais deste ano, divulgado nesta...

MP recomenda adoção de medidas para proteção de famílias atingidas pelas chuvas em Ilhéus

O Ministério Público estadual recomendou ontem, dia 23, ao Município de Ilhéus, à Vara de Infância e Juventude da...