Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Prefeitura entrega nova ligação Paralela-Stella Maris nesta quarta (02)

O ano novo já começa com entregas importantes à cidade. O prefeito ACM Neto inaugura nesta quarta-feira (02), às 10h, a nova Avenida Mãe Stella de Oxóssi, que vai ligar a Paralela (Luiz Viana Filho) à orla de Stella Maris. A solenidade de inauguração será na Alameda da Praia, esquina com Alameda Praia do Camboriú (rotatória do Catussaba), em Stella Maris. O nome da nova via é uma homenagem à Ialorixá de um dos mais tradicionais terreiros de Candomblé do país, o Ilê Axé Opó Afonjá, que faleceu no último dia 27.

A nova via vai desafogar o trânsito para quem está na Paralela e segue em direção à orla de Stella Maris ou ao aeroporto. Isso porque o acesso à orla pela Alameda Dilson Jatahy Fonseca costuma engarrafar em horários de pico ou nos finais de semana de sol, além de feriados, por conta da procura pela praia. Com a construção da nova via, a Alameda Dilson Jatahy Fonseca será agora mão única sentido aeroporto, ou seja, para quem deixa a orla de Stella Maris.

Quem quiser seguir para a orla de Stella Maris vai pegar a nova Avenida Mãe Stella de Oxóssi, cujo acesso é mais fácil e rápido, antes da Dilson Jatahy Fonseca. A nova Avenida Mãe Stella de Oxóssi, que é fruto de um investimento de R$ 7,8 milhões, vai, portanto, melhorar a mobilidade na região. As intervenções foram executadas pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), com projeto das mudanças viárias elaborado pela Transalvador. Segundo o órgão de trânsito, o congestionamento de cerca de 3 km existente na Paralela, entre o Bairro da Paz e a entrada de Stella Maris, vai deixar de existir após a entrega.

Antecipação do prazo – Graças aos esforços da equipe que trabalhou nas obras, foi possível antecipar em um mês a entrega da nova via, que deveria ser inaugurada em fevereiro. Antes chamada de Alameda Praia do Flamengo, a nova Avenida Mãe Stella de Oxóssi possui 3,2 km de extensão e 10,5m de largura e duas faixas. O trajeto terá o dobro da capacidade de tráfego, ganhando inclusive ciclofaixa e estacionamento com 1.108 vagas. As melhorias contemplam ainda iluminação em LED, sistema de drenagem e construção de 11,7km de passeios com piso tátil. A velocidade máxima permitida será de 60km/h.

Mudanças – O bloqueio no trecho entre a Dorival Caymmi e a Avenida Carybé, que precisou ser feito durante as obras, será aberto. Porém, quem vem da Av. Dorival Caymmi e desejar seguir sentido aeroporto vai precisar entrar na nova via e pegar o retorno na primeira via à esquerda. Assim, o condutor chegará na Avenida Dilson Jatahy Fonseca e seguirá sentido aeroporto. Não será mais possível ir direto da Dorival Caymmi para a Carybé.

Para orientar moradores e condutores que costumam passar pela região, a Transalvador vai disponibilizar PMVs (Painéis de Mensagens Variáveis) durante o fim de semana, além de agentes de trânsito no dia das alterações.

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Fundação Jose Silveira

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...