Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Termina hoje prazo de inscrição para o Fies

Termina hoje (14) o prazo de inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os candidatos devem acessar o site do Fies para tentar uma vaga no programa, que financia cursos superiores em instituições privadas.

O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 25 de fevereiro. Ao todo, serão ofertadas 100 mil vagas na modalidade juro zero e 450 mil na modalidade P-Fies.

Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtiveram nota média nas provas igual ou superior a 450. Além disso, não podem ter zerado a redação.

Na hora da inscrição, é possível escolher até três opções de curso entre aqueles com vagas disponíveis dentro do grupo de preferência, que também é escolhido pelo estudante de acordo com o perfil e interesse.
Modalidades

O Fies oferece duas modalidades. A primeira é financiamento com juro zero para os estudantes que tiverem renda per capita mensal familiar até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o limite de renda.

A segunda é a denominada P-Fies, destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar até cinco salários mínimos. A modalidade funciona com recursos dos fundos constitucionais e de Desenvolvimento e com recursos dos bancos privados participantes.

Os bolsista parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou seja, aqueles que têm bolsa de 50% da mensalidade, poderão participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa.
Cronograma

O Fies oferece financiamento para cobrir os custos das mensalidades de instituições privadas de ensino superior. Na página do programa está disponível uma sessão de perguntas e respostas.

Os candidatos pré-selecionados na modalidade Fies deverão acessar o FiesSeleção e complementar a inscrição para contratação do financiamento no sistema, no período de 26 de fevereiro a 7 de março. A pré-seleção dos participantes da lista de espera será de 27 de fevereiro a 10 de abril.

PM apreende arma no município de Malhada

Na manhã desta terça-feira (30), policiais militares do 17º BPM, durante cumprimento da Operação Força Total, apreenderam uma arma de fogo na zona rural...

Bahia enfrenta Criciúma em jogo da 3ª fase da Copa do Brasil na Fonte Nova; veja onde assistir

Bahia e Criciúma se enfrentam nesta terça-feira, às 19h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelo jogo de ida da terceira...

PM apreende arma no município de Malhada

Na manhã desta terça-feira (30), policiais militares do 17º BPM, durante cumprimento da Operação Força Total, apreenderam uma arma...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PM apreende arma no município de Malhada

Na manhã desta terça-feira (30), policiais militares do 17º BPM, durante cumprimento da Operação Força Total, apreenderam uma arma...

Bahia enfrenta Criciúma em jogo da 3ª fase da Copa do Brasil na Fonte Nova; veja onde assistir

Bahia e Criciúma se enfrentam nesta terça-feira, às 19h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelo...

Placas publicitárias do Governo do Estado são recuperadas pela Polícia Civil

Duas placas de aço que seriam usadas para divulgar material publicitário do Governo do Estado, furtadas na sexta-feira (26)...

Prefeitura e Senac concluem nova turma do curso de Panificação

O curso de Panificação do projeto Vida Nova, realizado pela Prefeitura de Salvador em parceria com o Senac Bahia,...