Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Carnaval no Nordeste de Amaralina começa antes mesmo do Rei Momo assumir

A entrega da chave da cidade ao Rei Momo será amanhã (28), mas no circuito Mestre Bimba, no Nordeste de Amaralina, o Carnaval já começa hoje (27) com oito atrações que vão animar os moradores do bairro e apreciadores de fora. A programação começa às 18h, com o desfile de Nucana – Núcleo de Capoeira do Nordeste de Amaralina –, bloco que abre a folia, exaltando um dos maiores símbolos culturais do bairro e de todo o estado.

Em seguida, se apresentam o Bloco da Prevenção, Suingue Magia, As Donzelas, Sedução Samba, Canibais, Complexo do Samba e Bamboxê. Ao todo, 73 blocos desfilam durante os sete dias oficiais de festa no bairro. A saída das agremiações ocorre no final de linha e vai até a altura do Hotel Lotus, em um percurso um quilômetro. Alguns bloquinhos retornam para o final de linha e outros fazem o percurso inverso.

A previsão é que a última agremiação saia às 23h. A programação do Carnaval do bairro se estende até a Quarta-feira de Cinzas, quando a festa é finalizada com um arrastão. “Para falar do Carnaval do circuito Mestre Bimba, a gente remonta a um passado remoto, quando as escolas de samba do Rio de Janeiro tinham participações nas de Salvador e surge a Diplomatas de Amaralina, de muito destaque. O bairro sempre foi um celeiro para músicos, instituições e entidades carnavalescas”, conta o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco.

Tinoco, quando vereador, viabilizou a oficialização do circuito na Câmara Municipal. Hoje, o Carnaval do bairro é oficial e conta com o apoio da Prefeitura para a organização do trânsito, disponibilização de agentes da Guarda Civil Municipal e de banheiros químicos, além da divulgação da programação.

“Apenas minitrios desfilam nesse circuito. A festa atrai não só a população do Nordeste e de bairros próximos, como de diversos locais da cidade. A programação valoriza muito a cultura local e também movimenta a economia, gerando um retorno econômico importante para os moradores. Isso sem falar que muitos blocos mantêm ensaios e apresentações durante o ano todo, se preparando para o Carnaval”, diz Tinoco.

Homenagem – O nome do circuito é uma homenagem ao criador da Capoeira regional, Manoel dos Reis Machado, o mestre Bimba. Contam os moradores que mestre Bimba descia a ladeira do bairro com muita frequência para jogar capoeira no local que hoje se chama Praça dos Capoeiristas, situada em Amaralina. Mestre Bimba foi também um educador, tirando a arte da marginalidade e formando diversos capoeiristas por meio de suas aulas, que eram também lições de vida.

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (27/04), na Arena Fonte Nova....

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos Santos, conhecido como ‘Canela’, que...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos...

Coren-BA promove qualificação sobre Cuidados de Feridas em Cachoeira

Nesta última sexta-feira (26), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promoveu uma grande qualificação na cidade de...

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na...