Temer tenta fazer Renan antecipar julgamento do impeachment

Irritado com a possibilidade de que o processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, só seja concluído em setembro, o presidente interino, Michel Temer, atua para tentar antecipar a data do início do julgamento da petista.

No fim de semana, o STF (Supremo Tribunal Federal) divulgou a previsão feita em um acordo entre o presidente da corte, Ricardo Lewandowski, e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para que a votação final comece em 29 de agosto.

A expectativa é de que ela demore cerca de cinco dias. De acordo com a legislação, cabe ao presidente do STF comandar o processo de impeachment a partir do momento em que ele é aberto no Senado.

Para tentar alterar a data, o governo interino começou a atuar para convencer Renan a antecipar a fase de julgamento para o início da quarta semana de agosto, por volta do dia 25, com sessões também no fim de semana, o que viabilizaria que o processo fosse concluído ainda em agosto.

A preocupação do Palácio do Planalto é que a votação inviabilize a viagem de Temer para o encontro do G-20, evento marcado para 4 e 5 de setembro, na China.Nesta segunda-feira (1º), o próprio ministro Blairo Maggi (Agricultura) reconheceu que o processo pode atrapalhar a viagem programada.

“Nós estávamos trabalhando com a possibilidade de terminar o processo político em agosto. Eu conversei com o presidente interino, porque ele tem uma viagem do G-20. Óbvio que se levar para setembro, acho que nem o presidente vai viajar nem eu, até porque temos respeito ao rito”, disse.

Além disso, o Planalto teme que a extensão do processo possa atrapalhar a aprovação de pautas pelo Congresso Nacional consideradas essenciais para a retomada do crescimento, como o teto para os gastos públicos e a renegociação das dívidas estaduais.

O alongamento do processo também gera apreensão com a possibilidade de retaliação por parte do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Para evitar que ele venha a interferir no processo, o governo interino desejava que seu processo de cassação ocorresse após o impeachment de Dilma Rousseff.Com a data marcada, no entanto, há a possibilidade que ele seja finalizado antes, ainda em agosto, o que tem levado líderes da base aliada a defender nos bastidores um adiamento da votação da cassação do mandato do peemedebista para setembro.

Um dos principais articuladores do governo de Temer, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) reclamou da data acordada em discurso no plenário do Senado nesta segunda.

“O mundo espera por uma solução definitiva. No dia 2 de setembro, haverá na China um evento, um encontro internacional do G-20, e lá deverá estar o presidente do Brasil Michel Temer”, disse.

Em sua fala, o peemedebista também fez uma provocação aos que defendem a presidente Dilma.

“Alguns oradores, aqui, hoje, falaram em golpe. Mas como é golpe? Golpe no Brasil? Golpe à prestação? Nós estamos fazendo o golpe há meses? Então, teremos o golpe parcelado: é o golpe Casas Bahia; é o golpe Ricardo Eletro; é o golpe Magazine Luiza. Você compra à prestação e pega um golpe em 12 meses, em 12 parcelas mensais. É uma brincadeira isto aqui! Não dá para levar o Brasil desse jeito”, completou. Com informações da Folhapress.

PM apreende arma de fogo em Xique-Xique

Na noite de domingo (29), policiais militares da Cipe Semiárido apreenderam uma arma de fogo em Xique-Xique. Durante policiamento no bairro Paramelo, onde estava...

IPVA com desconto de 8% termina segunda-feira (30) para veículos com final de placa 8

Termina na próxima segunda-feira (30) o prazo para os donos de veículos com placas de final 8 quitarem a cota única do IPVA com...

PM apreende arma de fogo em Xique-Xique

Na noite de domingo (29), policiais militares da Cipe Semiárido apreenderam uma arma de fogo em Xique-Xique. Durante policiamento...
Fundação Jose Silveira

PM apreende arma de fogo em Xique-Xique

Na noite de domingo (29), policiais militares da Cipe Semiárido apreenderam uma arma de fogo em Xique-Xique. Durante policiamento...

IPVA com desconto de 8% termina segunda-feira (30) para veículos com final de placa 8

Termina na próxima segunda-feira (30) o prazo para os donos de veículos com placas de final 8 quitarem a...

SEGURANÇA: PM vai empregar quase 2 mil policiais no 2 de Julho em Salvador

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) vai empregar 1.969 policiais militares nas comemorações da Independência da Bahia, celebrada nesta...

Audiências públicas da Câmara de Salvador reúnem mais de 200 participantes para discutir o turismo de Salvador

Mais de 200 pessoas envolvidas no desenvolvimento do turismo de Salvador, entre gestores, empresários, trabalhadores e sociedade civil, participaram...