Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Busca de pessoas pelo cheiro é nova ferramenta do canil da 33ª CIPM

Os odores deixados em peças de vestuário podem colaborar na busca de desaparecidos e na captura de criminosos. Esta é a nova ferramenta de combate a criminalidade, que passará a ser oferecida pela 33ª Companhia Independente de Polícia Miliar (CIPM/Valença), através do canil, que ampliou recentemente o leque de serviços.

IMG 20190501 WA0103

Dois dos sete policiais caninos da unidade estão em treinamento para desenvolver a atividade de Mantrailing (busca por odores específicos). Kyra, de um ano e meio, e Surah, 5 meses, já estão se preparando. O serviço é inédito no Norte e Nordeste do país e deverá ser oferecido pela 33ª CIPM e pela Coordenação de Operações Especiais (Coe) da Polícia Civil.

Kyra, da raça Pastor Belga Malinois, se encontra em fase final de adestramento e deverá buscar a certificação do nível I no segundo semestre deste ano. Já a capacitação da pequena Surah, linhagem Bloodhound, adquirida há cerca de dois meses, deve seguir por mais tempo sob os cuidados dos profissionais.

O comandante da 33ª CIPM, major PM Alexandre Costa de Sousa, revelou que o método Mantrailing já é desenvolvido por diversos países e adotado no Brasil por algumas polícias estaduais fora do eixo Norte-Nordeste. “O treinamento passou a ser oferecido por nossa unidade e, dos nove módulos de formação, três já foram encerrados”, explicou.

Outras qualificações

Outros cinco animais, Kalu e Bolt, ambos da raça Pastor Belga Malinois, Fúria (Pastor Holandês), Haley (Cocker Speniel) e Cissa (Cocker Speniel Inglês) desenvolvem outras ações no Canil Setorial.

Fúria, um ano, Kalu, dois, e Bolt, seis meses, este ainda em aprendizado, são eficientes na busca de entorpecentes. O faro é treinado para detectar o cheiro de drogas, escondidas em malas ou enterradas. No início do mês, Kalu encontrou drogas descartadas por traficantes numa região de mato de difícil acesso. Os criminosos Rafael da Silva Santos e Mateus da Silva Santos foram presos em flagrante.

IMG 20190501 WA0108

Cinoterapia

Crianças com Espectro Autista, atendidas pela Associação de Amigos do Autista (Ama), em Valença, trabalham a dificuldade de interação social – uma das principais características do transtorno – através de sessões de Cinoterapia, com os animais da 33ª CIPM.

IMG 20190501 WA0104

“A relação entre o cão e o paciente faz com que a pessoa cultive sentimentos de confiança e reconheça o cão como um amigo”, revelou o major Alexandre. Há um ano, a unidade firmou uma parceria com a Ama e desenvolve esta atividade com a cadela Cissa. “A ação ganhou força e mostrou bons resultados, daí termos renovado a parceria”, acrescentou.

PM apreende 22 tabletes de cocaína escondidos em mala

Policiais militares da 53ª CIPM apreenderam 22,5 tabletes de cocaína no município de Mata de São João, no final da tarde de quinta-feira (23),...

Bailarina de Anitta, Ohana faz sucesso no OnlyFans

Uma das principais bailarinas da cantora Anitta, Ohana Lefundes está fazendo sucesso na internet com conteúdos adultos. A dançarina lançou um perfil na plataforma...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PM apreende 22 tabletes de cocaína escondidos em mala

Policiais militares da 53ª CIPM apreenderam 22,5 tabletes de cocaína no município de Mata de São João, no final...
Prefeitura Porto Seguro

PM apreende 22 tabletes de cocaína escondidos em mala

Policiais militares da 53ª CIPM apreenderam 22,5 tabletes de cocaína no município de Mata de São João, no final...

Bailarina de Anitta, Ohana faz sucesso no OnlyFans

Uma das principais bailarinas da cantora Anitta, Ohana Lefundes está fazendo sucesso na internet com conteúdos adultos. A dançarina...

Ouvidor da Câmara pede que Semob reavalie extinção de linhas

Dezenas de demandas foram abertas pela população solicitando a atuação da Câmara junto à Prefeitura reclamando do transporte público...

ROUBOS E HOMICÍDIOS: Primo de chefe do tráfico preso com moto clonada no Subúrbio

Um homem conhecido como ‘Pepe’, primo do chefão do tráfico de drogas em Periperi, foi flagrado por uma guarnição...