Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Justiça determina ao Facebook retirada do ar de fake news contra prefeito Elinaldo

A 1ª Vara do Sistema dos Juizados de Camaçari determinou, nesta sexta- feira (31/05), em caráter liminar, a retirada do ar de um vídeo que atribui à Prefeitura de Camaçari a demolição de um imóvel no Loteamento Parque Nascente do Rio Capivara, nas proximidades do Condomínio Bairro Novo.

Na decisão, a juíza Melissa Mayoral Lukine determina que o Facebook seja comunicado para, no prazo de cinco dias, retirar do ar o vídeo e todos os posts relacionados a ele. Além disso, a magistrada ordena ao Facebook que não seja possibilitado o acesso ao vídeo e posts relacionados através de outros perfis da rede social. Os autores das imagens estão sendo processados civil e criminalmente.

O caso foi levado à Justiça pelo prefeito de Camaçari, Elinaldo Araujo (DEM), que ajuizou uma queixa crime contra os autores do vídeo por fake news. Nas imagens, os autores dizem que a prefeitura foi responsável pela derrubada do imóvel, que pertencia ao senhor João Pereira de Macedo, de 76 anos, e fazem acusações pessoais contra Elinaldo, o que caracteriza “propagação de notícia manifestadamente inverídica e ofensiva”.

A demolição, na verdade, teria sido conduzida por uma empresa privada que está realizando obras no entorno da residência. Após a destruição do imóvel, a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), prestou assistência ao idoso, com auxílio-moradia e todo o acompanhamento necessário.

A fake news ganhou repercussão na rede social. Com o título “É de cortar o coração, Prefeito Elinaldo derruba casa de senhor de 76 anos filho de Camaçari”, o vídeo foi amplamente compartilhado e comentado no Facebook. “Nesta conjectura, está-se diante da patente difusão de fake news, eis que, no multicitado vídeo, divulgou-se notícia falsa, produzida e compartilhada com a indubitável intenção de enganar o público que atinge”, diz um trecho da queixa crime.

“A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem-informada, cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível da vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os seus representantes têm direito a manifestar ideias, dados e opiniões não sujeitos a censura”, afirma outro trecho.

Bombeiros de Sergipe que estavam indo para o RS sofrem acidente na Bahia

Parte da equipe dos bombeiros de Sergipe que estavam indo ajudar nos resgates no Rio Grande do Sul se envolveu em um acidente no...

Clareou, É Gol! já modernizou 460 campos e quadras com iluminação em LED

Com objetivo de fomentar a prática de atividades esportivas e recreativas em horários alternativos, principalmente à noite, a Diretoria de Iluminação (Dsip), órgão vinculado...
Fundação Jose Silveira

Bombeiros de Sergipe que estavam indo para o RS sofrem acidente na Bahia

Parte da equipe dos bombeiros de Sergipe que estavam indo ajudar nos resgates no Rio Grande do Sul se...
Fundação Jose Silveira

Bombeiros de Sergipe que estavam indo para o RS sofrem acidente na Bahia

Parte da equipe dos bombeiros de Sergipe que estavam indo ajudar nos resgates no Rio Grande do Sul se...

Clareou, É Gol! já modernizou 460 campos e quadras com iluminação em LED

Com objetivo de fomentar a prática de atividades esportivas e recreativas em horários alternativos, principalmente à noite, a Diretoria...

“Proposta mesquinha”, diz Alan Sanches sobre reajuste enviado pelo Governo a servidores estaduais

O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), classificou como “mesquinha”...

Três mil alunos da rede escolar de Camaçari participarão de formação em Direitos Humanos nesta quarta (8)

Cerca de 3 mil alunos/as da rede estadual de ensino em Camaçari participarão de palestras e oficinas sobre Educação...