Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia

Varizes e vasinhos são problemas hereditários?

Temidas por muitos, as varizes são causa de grande desconforto estético. Mas a interferência estética não é o único problema causado pelos vasinhos, visto que são sinais de que algo não vai bem com a sua circulação. E, apesar de poderem ser prevenidas, para quem tem predisposição, a condição aparecerá mais cedo ou mais tarde. “Isso por que as varizes, veias dilatadas e tortuosas que perderam sua função, são uma doença crônica, ou seja, que levamos para o resto da vida, e que possuem a genética como principal fator preponderante para o seu desenvolvimento”, explica a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

É claro que a hereditariedade não é o único fator de risco para o surgimento de varizes. Idade e sexo também figuram entre grandes motivos para o desenvolvimento de varizes. “Os homens, por exemplo, são menos propensos a desenvolverem varizes, pois não estão sujeitos a ação dos hormônios femininos, não engravidam e possuem a musculatura mais desenvolvida, principalmente a da panturrilha, o que favorece a circulação”, explica a médica. “O envelhecimento também é favorecedor dos vasinhos, já que, com a idade, há perda gradativa de massa magra e as veias começam a envelhecer e se dilatar, o que faz com que o inchaço, o cansaço e o aspecto estético das pernas piorem.” A questão é que a genética é o que realmente define se você está predisposto ou não a sofrer com a condição, enquanto fatores como idade, sexo e outros hábitos de vida, como o sobrepeso e o tabagismo, aumentam as chances do desenvolvimento das varizes.

Sendo assim, como o fator hereditário não pode ser evitado, os cuidados de prevenção com as varizes visam principalmente a melhora da circulação sanguínea através da melhora dos hábitos de vida que podem estar relacionados à condição. “Entre os cuidados a serem tomados para favorecer a boa circulação venosa estão medidas como controlar o peso, parar de fumar, praticar exercícios físicos regularmente, utilizar as meias de compressão indicadas pelo seu médico, não permanecer muito tempo sentado e adotar uma alimentação balanceada, rica principalmente em fibras”, recomenda a Dra. Aline.

E quando as varizes começarem a aparecer, é fundamental que você consulte um médico imediatamente, pois, segundo a angiologista, a condição deve ser tratada com seriedade e quanto mais precoce o diagnóstico e acompanhamento, menor a possibilidade de complicações no futuro. “O tratamento vai variar dependendo do tipo de varizes, por isso a consulta com o cirurgião vascular é tão importante. Para as varizes menores ou vasinhos, por exemplo, o especialista pode sugerir a escleroterapia, onde uma substância química é injetada nas veias. Já para as varizes maiores o cirurgião pode indicar laser, espuma ou, dependendo do caso, até mesmo cirurgia. Outros tratamentos para as varizes incluem a radiofrequência e a combinação de técnicas, como o ClaCs, que une laser não-invasivo e injeções de glicose”, destaca.

Porém, é importante ressaltar que, por ser uma doença crônica e principalmente hereditária, a doença não possui cura definitiva e os tratamentos visam apenas o controle do problema, melhorando a qualidade da circulação e a aparência estética das pernas. “Os tratamentos para varizes atuam diretamente sobre a veia doente e, geralmente, são definitivos para aquela veia, já que esta é normalmente retirada ou destruída, então dificilmente voltará a ter fluxo de sangue. Mas, sendo uma doença crônica, pode acontecer de novas varizes surgirem ao longo dos anos em outros locais ou então até na mesma posição, o que pode passar a impressão de que são as mesmas varizes que voltaram. Por isso, a adoção dos cuidados de prevenção é tão importante”, finaliza a Da. Aline Lamaita.

Número de passageiros no BRT Salvador cresce quase 200%

O BRT Salvador aumentou em quase 200% o número de passageiros transportados nos últimos 12 meses de operação. Em março de 2024 foram 1.208.575...

Grupo de Trabalho vai enfrentar LGBTQIAfobia na internet

O Grupo de Trabalho (GT) de Enfrentamento da Discriminação contra pessoas LGBTQIA+ em ambiente digital foi instituído pelo Ministério dos Direitos Humanos e da...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Número de passageiros no BRT Salvador cresce quase 200%

O BRT Salvador aumentou em quase 200% o número de passageiros transportados nos últimos 12 meses de operação. Em...
Fundação Jose Silveira

Número de passageiros no BRT Salvador cresce quase 200%

O BRT Salvador aumentou em quase 200% o número de passageiros transportados nos últimos 12 meses de operação. Em...

Grupo de Trabalho vai enfrentar LGBTQIAfobia na internet

O Grupo de Trabalho (GT) de Enfrentamento da Discriminação contra pessoas LGBTQIA+ em ambiente digital foi instituído pelo Ministério...

Motorista morre após perder controle de veículo e cair no rio em Lençóis; veja vídeo

Bombeiros do 1ª CIA, em Lençóis , pertencente ao 11° BBM, em Itaberaba, recuperaram o corpo de um homem...

Desenbahia passa a financiar carro elétrico para taxistas

A Diretoria da Desenbahia – Agência de Fomento do Estado da Bahia aprovou alterações no Programa de Renovação da...