Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Projeto Primeiro Emprego oferece qualificação a nove mil jovens

650x375 programa primeiro emprego 1660856

O programa Primeiro Emprego, iniciativa do governo da Bahia, divulgou as vagas disponíveis para pelo menos 344 municípios, incluindo Salvador e região. Das 4.500 oportunidades, a serem fornecidas por ano, 3.824 foram mapeadas para administração direta do estado.

Para concorrer às vagas, os estudantes precisam estar com os dados atualizados no Portal da Educação. O prazo para atualização cadastral que encerraria nesta sexta-feira (19) foi prorrogado até o dia 15 de setembro. Podem participar do projeto estudantes ativos e formados a partir de 2015 que vão trabalhar em secretarias e órgãos estaduais, além de empresas parceiras do governo.

As entidades que vão oferecer os cursos de qualificação também vão assinar a carteira de trabalho dos jovens, garantindo todos os direitos trabalhistas. Até o momento foram credenciadas as Voluntárias Sociais da Bahia, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). Uma parceria onde todos saem ganhando, como acredita o superintendente geral da Flem, Jones Carvalho. “Essa é uma contribuição para a sociedade, todos nós que já passamos por isso sabemos da dificuldade que é, no mercado de trabalho, ter a capacidade técnica, mas não ter a experiência comprovada em carteira. É uma fase fundamental para o desenvolvimento da vida profissional de qualquer um e estamos muito felizes por fazer parte de um projeto tão importante”, contou.

Cursos de qualificação

O curso será dividido em dois módulos com 100 horas cada. O primeiro deles é de aulas obrigatoriamente presenciais sobre integridade, profissionalismo, valores no ambiente de trabalho, ética profissional, segurança nas informações e sobre as organizações do serviço público. Além disso, cada órgão fica responsável por realizar aulas sobre as competências específicas das áreas em que estarão trabalhando os jovens. Já o segundo módulo pode ser realizado à distância ou presencialmente, a depender da quantidade de alunos, e aborda temas como a legislação básica do Estado da Bahia.

ep 1

Para a coordenadora de formação para o trabalho das Voluntárias Sociais da Bahia, Leila Colangeli, a participação bem sucedida da entidade em outros projetos do governo, como o Mais Futuro, dá a segurança de que os jovens serão bem atendidos também no Primeiro Emprego. “Estamos com uma expectativa muito grande para receber esses jovens. Eles têm essa preparação teórica e prática para ingressar no mercado e, com certeza, essa experiência vai pesar, e muito, no seu currículo para seguir sua carreira profissional”, explicou.

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (27/04), na Arena Fonte Nova....

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos Santos, conhecido como ‘Canela’, que...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...
Fundação Jose Silveira

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos...

Coren-BA promove qualificação sobre Cuidados de Feridas em Cachoeira

Nesta última sexta-feira (26), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promoveu uma grande qualificação na cidade de...

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na...