Julho das Pretinhas leva conscientização para público infantil

No Dia Internacional da Mulher Latino-Americana e Caribenha, comemorado nesta quinta-feira (25), o Cine Teatro Solar Boa Vista recebeu a estreia do projeto Julho das Pretinhas. Como parte da programação, foram realizados um debate sobre a lei 10.369/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, e uma oficina de contação de histórias para o público infantil.

A abertura foi marcada também pela entrega de placas para as madrinhas do projeto, a comandante da Base Comunitária de Segurança (BCS) da Santa Cruz, capitã Sheila Barbosa, e a idealizadora do Instituto de Beleza Essência dos Cachos, Flávia Santana. A estreia do Julho das Pretinhas coincide com o aniversário de 35 anos do Cine Teatro Solar Boa Vista, espaço mantido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

O projeto é voltado para crianças e adolescentes com idades entre 2 e 15 anos e tem entre os objetivos o fortalecimento e a valorização das mulheres negras. As atividades incluem oficinas lúdico-criativas, ciranda das palavras, feira brincante, exposição, desfile das mais belas pretinhas e um sarauzinho.

A coordenadora da iniciativa, a atriz Cássia Vale, explica que a ideia surgiu de uma contação de histórias. “É um trabalho coletivo, que começou a partir de uma oficina que fui realizar no Centro Educacional Maria Felipa sobre o meu livro ‘Calu – Uma menina cheia de histórias’. Depois da resposta que tive lá, propus à instituição essa iniciativa em alusão também ao Julho das Pretas, que é uma referência a nós mulheres negras. Com isso, decidimos promover esta ação para as nossas pequenas, que são as mulheres negras do futuro”, afirma Cássia.

A programação segue até sexta (26) junto ao público das escolas das redes municipal e estadual, além das instituições privadas. Segundo a organizadora do evento, Sandra Oliveira, cerca de 100 crianças participam das atividades. “É um evento para trabalhar a conscientização e a autoestima das meninas negras, mas sem esquecer que os meninos precisam aprender a respeitar e valorizar essas futuras mulheres. Em paralelo, conseguimos sensibilizar para a importância da leitura”, diz Sandra.

A fisioterapeuta Francileide França levou as duas filhas de 2 e 7 anos para o Cine Teatro Solar Boa Vista nesta quinta-feira (25) e destacou que a iniciativa ajuda no entendimento das questões raciais. “Este é um evento importante para mostrar às minhas filhas a diversidade do nosso país e, ao mesmo tempo, a importância de cada raça que constitui a nossa sociedade. É um debate que deve ser fomentado dentro e fora da sala de aula e, com isso, reforçar também a força da mulher negra na nossa sociedade”.

PM prende suspeito de tráfico de drogas em Teixeira de Freitas

Na tarde de domingo (20), policiais militares da 87ª CIPM prenderam um homem com entorpecentes na Rua Moisés Sampaio, em Teixeira de Freitas. Durante...

INSS: 714 mil já aderiram a ressarcimento por descontos ilegais

Mais de 714 mil aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), visando reembolsos pelos descontos ilegais...
Fundação Jose Silveira

PM prende suspeito de tráfico de drogas em Teixeira de Freitas

Na tarde de domingo (20), policiais militares da 87ª CIPM prenderam um homem com entorpecentes na Rua Moisés Sampaio,...
Prefeitura Vitoria da Conquista

PM prende suspeito de tráfico de drogas em Teixeira de Freitas

Na tarde de domingo (20), policiais militares da 87ª CIPM prenderam um homem com entorpecentes na Rua Moisés Sampaio,...

INSS: 714 mil já aderiram a ressarcimento por descontos ilegais

Mais de 714 mil aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),...

NADOU NADOU: Suspeito de tráfico foge para o mar e é capturado na praia de Canta Galo

Um homem suspeito de tráfico de drogas foi capturado na tarde desta segunda-feira (21), após tentar fugir da polícia...

Correios adiam pagamento de R$ 2,75 bilhões em dívidas para manter operações e evitar colapso financeiro

Em meio a uma grave crise financeira, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos decidiu postergar o pagamento de...