Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Dicas para seu filho perder o medo de dentista

A saúde das crianças é um assunto que deve ser acompanhado de perto, o que também se aplica à parte odontológica. Porém, é comum que elas tenham medo desta visita, o que pode trazer problemas no futuro.
De acordo com dados do NHS Digital (Centro de Informações de Saúde e Assistência Social), da Inglaterra, analisados pela Faculdade de Cirurgia Dentária do Royal College of Surgeons, 57,5% das crianças menores de 4 anos não visitaram o dentista no ano de 2018.

Outra pesquisa, divulgada no Journal Pediatrics, mostrou que menos de 1% das 2.505 crianças participantes do estudo visitaram o dentista pela primeira vez quando tinham até um ano de idade, número que cresceu para menos de 2% ao considerar a primeira visita até os dois anos, ou seja, os dados são preocupantes.

Isso pode ser motivado pelo medo dos dentistas, mas felizmente é possível ajudar os pequenos a encararem a situação com tranquilidade. Veja o que pode ser feito para superar esse desafio e, consequentemente, colaborar com a saúde dental do seu filho!

Mas como ajudar as crianças a vencer o medo de dentista? Com paciência, carinho e uma dose de criatividade, essa dificuldade pode ser superada e fazer com que o assunto deixe de assustar os pequenos!

1 – Deixe clara a importância de uma boa saúde bucal

Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Por isso, comece a instruir a criança em relação aos cuidados que precisa ter com a saúde dos seus dentes, o que faz com que ela aprenda sobre o assunto desde quando é bem pequena e, de quebra, ajuda a evitar o surgimento de problemas odontológicos.

Diga a ela que a visita ao dentista não é uma escolha, mas sim uma necessidade, e que o profissional é responsável por deixar seus dentes fortes e saudáveis para que ela consiga comer direitinho. Também vale a pena dizer que ele vai cuidar dos pacientes para que seu sorriso continue lindo por muitos anos.

2 – Procure um odontopediatra

Assim como o profissional indicado para cuidar da saúde das crianças é o pediatra, o mesmo se aplica à saúde dos dentes. Procurar por um odontopediatra pode ajudar a deixar este momento o mais tranquilo possível.

Tudo é pensado para um atendimento especial aos pequenos, desde as pinturas na parede até os bonecos e brinquedos no ambiente, o uniforme dos dentistas e os acessórios utilizados. Ao se deparar com um ambiente familiar e agradável, a criança ficará bem mais calma e alegre, o que ajuda a mandar o medo e o nervosismo embora.

3 – Comece desde cedo

Quanto antes ocorrer a primeira visita ao dentista, melhor. Isso fará com que a criança relacione a clínica ou consultório ao lugar que terá que ir caso precise de algo com a saúde de seus dentes. De acordo com especialistas, a primeira consulta ao dentista deve ser feita até 1 ano de idade ou quando o primeiro dente aparecer.

Assim, o pequeno já se acostuma à rotina de visitar o dentista, o que o ajuda a ficar menos nervoso, além de ser possível encontrar potenciais problemas antes que eles se agravem e fiquem mais dolorosos (e caros) para resolver.

4 – Faça uma consulta de mentirinha

Brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, mental e social das crianças, além de ser super divertido, que é o que realmente importa para elas. Os pais podem entrar nessa onda e fazer uma consulta de brincadeira ao dentista.

Pegue uma escova de dentes e sente-se para brincar com seu filho. Então, conte os dentes do pequeno começando pelo número “1” ou pela letra “A” para que ele entenda melhor o que está acontecendo.

DEZENAS DE TIROS: Adolescente é alvejado em Castelo Branco

Um adolescente de 17 anos, que não teve o nome divulgado pela Polícia Civil, foi morto a tiros na tarde desta segunda-feira (06/05), 1ª...

B3 vai realizar leilões para comercialização de petróleo e gás natural

A B3, bolsa de valores brasileira sediada em São Paulo, vai realizar, pelos próximos três anos, leilões para comercialização das parcelas de petróleo e...

DEZENAS DE TIROS: Adolescente é alvejado em Castelo Branco

Um adolescente de 17 anos, que não teve o nome divulgado pela Polícia Civil, foi morto a tiros na...
Fundação Jose Silveira

DEZENAS DE TIROS: Adolescente é alvejado em Castelo Branco

Um adolescente de 17 anos, que não teve o nome divulgado pela Polícia Civil, foi morto a tiros na...

B3 vai realizar leilões para comercialização de petróleo e gás natural

A B3, bolsa de valores brasileira sediada em São Paulo, vai realizar, pelos próximos três anos, leilões para comercialização...

Francisco Elde diz que decisão do PRD em Lauro tem anuência da Executiva Nacional

O presidente estadual do PRD (Partido de Renovação Democrática), Francisco Elde, falou sobre as declarações do grupo da prefeita...

TANCREDO NEVES: Paciente quebra porta com muletas após não conseguir consulta em posto de saúde

A porta de entrada da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rodrigo Argolo, no bairro de Tancredo Neves, em Salvador,...