Dicas para seu filho perder o medo de dentista

A saúde das crianças é um assunto que deve ser acompanhado de perto, o que também se aplica à parte odontológica. Porém, é comum que elas tenham medo desta visita, o que pode trazer problemas no futuro.
De acordo com dados do NHS Digital (Centro de Informações de Saúde e Assistência Social), da Inglaterra, analisados pela Faculdade de Cirurgia Dentária do Royal College of Surgeons, 57,5% das crianças menores de 4 anos não visitaram o dentista no ano de 2018.

Outra pesquisa, divulgada no Journal Pediatrics, mostrou que menos de 1% das 2.505 crianças participantes do estudo visitaram o dentista pela primeira vez quando tinham até um ano de idade, número que cresceu para menos de 2% ao considerar a primeira visita até os dois anos, ou seja, os dados são preocupantes.

Isso pode ser motivado pelo medo dos dentistas, mas felizmente é possível ajudar os pequenos a encararem a situação com tranquilidade. Veja o que pode ser feito para superar esse desafio e, consequentemente, colaborar com a saúde dental do seu filho!

Mas como ajudar as crianças a vencer o medo de dentista? Com paciência, carinho e uma dose de criatividade, essa dificuldade pode ser superada e fazer com que o assunto deixe de assustar os pequenos!

1 – Deixe clara a importância de uma boa saúde bucal

Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Por isso, comece a instruir a criança em relação aos cuidados que precisa ter com a saúde dos seus dentes, o que faz com que ela aprenda sobre o assunto desde quando é bem pequena e, de quebra, ajuda a evitar o surgimento de problemas odontológicos.

Diga a ela que a visita ao dentista não é uma escolha, mas sim uma necessidade, e que o profissional é responsável por deixar seus dentes fortes e saudáveis para que ela consiga comer direitinho. Também vale a pena dizer que ele vai cuidar dos pacientes para que seu sorriso continue lindo por muitos anos.

2 – Procure um odontopediatra

Assim como o profissional indicado para cuidar da saúde das crianças é o pediatra, o mesmo se aplica à saúde dos dentes. Procurar por um odontopediatra pode ajudar a deixar este momento o mais tranquilo possível.

Tudo é pensado para um atendimento especial aos pequenos, desde as pinturas na parede até os bonecos e brinquedos no ambiente, o uniforme dos dentistas e os acessórios utilizados. Ao se deparar com um ambiente familiar e agradável, a criança ficará bem mais calma e alegre, o que ajuda a mandar o medo e o nervosismo embora.

3 – Comece desde cedo

Quanto antes ocorrer a primeira visita ao dentista, melhor. Isso fará com que a criança relacione a clínica ou consultório ao lugar que terá que ir caso precise de algo com a saúde de seus dentes. De acordo com especialistas, a primeira consulta ao dentista deve ser feita até 1 ano de idade ou quando o primeiro dente aparecer.

Assim, o pequeno já se acostuma à rotina de visitar o dentista, o que o ajuda a ficar menos nervoso, além de ser possível encontrar potenciais problemas antes que eles se agravem e fiquem mais dolorosos (e caros) para resolver.

4 – Faça uma consulta de mentirinha

Brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, mental e social das crianças, além de ser super divertido, que é o que realmente importa para elas. Os pais podem entrar nessa onda e fazer uma consulta de brincadeira ao dentista.

Pegue uma escova de dentes e sente-se para brincar com seu filho. Então, conte os dentes do pequeno começando pelo número “1” ou pela letra “A” para que ele entenda melhor o que está acontecendo.

SUS vai comprar 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai comprar, por determinação do Ministério da Saúde, 180 mil equipamentos para unidades básicas...

OPERAÇÃO DRAGÃO: Dono de loja é preso com produtos contrabandeados e alimentos estragados em Camaçari

Na manhã desta sexta-feira (15/08), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) e com apoio do Departamento...
Fundação Jose Silveira

SUS vai comprar 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai comprar, por determinação do Ministério da Saúde, 180...

SUS vai comprar 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai comprar, por determinação do Ministério da Saúde, 180...

OPERAÇÃO DRAGÃO: Dono de loja é preso com produtos contrabandeados e alimentos estragados em Camaçari

Na manhã desta sexta-feira (15/08), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon)...

Mais de 600 mil ainda não aderiram a acordo sobre descontos no INSS

Pelo menos 613 mil aposentados e pensionistas do INSS, que têm direito ao ressarcimento de descontos indevidos, ainda não...

Falsa advogada é condenada a 10 anos de prisão por fraudes e plágio em universidades da Bahia

A ex-coordenadora do curso de Direito da Faculdade Ruy Barbosa, Cátia Regina Raulino, foi condenada nesta sexta-feira (15/08) a...