Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Tratamento para tuberculose é recorde, mas 3 milhões não têm acesso

Em 2018, o número de pessoas que receberam tratamento para a tuberculose bateu um recorde histórico em grande parte devido a uma melhor detecção e diagnóstico da doença. Em todo o mundo, sete milhões de pessoas foram diagnosticadas e tratadas, contra 6,4 milhões em 2017. Isso permite que o mundo cumpra com um dos marcos da declaração política das Nações Unidas sobre tuberculose.

O novo relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que o mundo deve acelerar o progresso para alcançar a meta de acabar com a tuberculose até 2030.

A maior carga da doença em 2018 se concentra em oito países: Bangladesh, China, Índia, Indonésia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e África do Sul. Brasil, China, Rússia e Zimbábue, todos com altos índices da doença, alcançaram níveis de cobertura de tratamento de mais de 80%.

O novo Relatório Global de Tuberculose da Organização Mundial da Saúde (OMS), lançado nesta quinta-feira (17), também revela que houve uma redução no número de mortes por tuberculose: 1,5 milhão de pessoas morreram da doença em 2018, ante 1,6 milhão em 2017.

Baixa renda
Além disso, o total de novos casos vem diminuindo nos últimos anos. No entanto, a carga da doença permanece alta entre populações de baixa renda e em situação de vulnerabilidade: cerca de 10 milhões de pessoas desenvolveram a tuberculose em 2018.

“Hoje marcamos a passagem do primeiro marco no esforço de alcançar pessoas que estão perdendo serviços para prevenir e tratar a tuberculose”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde – OMS.

“Isso é uma prova de que podemos alcançar metas globais se unirmos forças, como fizemos por meio da iniciativa conjunta Find.Treat.All.EndTB entre OMS, Stop TB Partnership e Fundo Global de Combate à Aids, TB e Malária”, disse Tedros.

O novo relatório global da OMS destaca que o mundo deve acelerar o progresso para alcançar a meta de desenvolvimento sustentável de acabar com a tuberculose até 2030. O documento também observa que cerca de 3 milhões de pessoas com a doença ainda não estão recebendo os cuidados dos quais precisam.

O papel da cobertura universal
Atualmente, em muitos países, a frágil infraestrutura de saúde e a escassez de força de trabalho no setor dificultam o diagnóstico oportuno e os tratamentos adequados para a tuberculose.

Sistemas de notificação frágeis são outro problema: prestadores de serviços de saúde podem tratar as pessoas, mas não relatam casos às autoridades, deixando uma imagem incompleta das epidemias e das necessidades de serviços nacionais.

Além disso, até 80% dos pacientes com tuberculose em países de alta carga gastam mais de 20% de sua renda familiar anual no tratamento da doença.

Tedros acrescentou que “o progresso sustentado da doença exigirá sistemas de saúde fortes e um melhor acesso aos serviços. Isso significa um investimento renovado na atenção primária à saúde e um compromisso com a cobertura universal”.

Funceb inscreve bandas filarmônicas para o Desfile Dois de Julho até terça-feira (7)

Estão abertas as inscrições para o chamamento público Concurso para Seleção de Bandas Filarmônicas da Bahia para Desfile Cívico 2 de Julho de 2024....

Morre Dona Cabeluda, cafetina mais famosa do Recôncavo Baiano

Renildes Alcântara dos Santos, mais conhecida como Dona Cabeluda, morreu nesta segunda-feira (06/05), em Cachoeira. Ela era a cafetina mais famosa de toda a...
Fundação Jose Silveira

Funceb inscreve bandas filarmônicas para o Desfile Dois de Julho até terça-feira (7)

Estão abertas as inscrições para o chamamento público Concurso para Seleção de Bandas Filarmônicas da Bahia para Desfile Cívico...
Fundação Jose Silveira

Funceb inscreve bandas filarmônicas para o Desfile Dois de Julho até terça-feira (7)

Estão abertas as inscrições para o chamamento público Concurso para Seleção de Bandas Filarmônicas da Bahia para Desfile Cívico...

Morre Dona Cabeluda, cafetina mais famosa do Recôncavo Baiano

Renildes Alcântara dos Santos, mais conhecida como Dona Cabeluda, morreu nesta segunda-feira (06/05), em Cachoeira. Ela era a cafetina...

Podcast “Ailson Lino Convida” estreia com Armandinho Macedo na Band; saiba mais

É impossível contar a história do Carnaval de Salvador sem passar por Armandinho, Dodô e Osmar. Após o falecimento...

Salvador e mais 11 cidades possuem 483 lotes de conservados e sucatas, em leilão do Detran-BA

Motos, carros, caminhonetes, caminhões. Você pode escolher a cor, o modelo e o ano de fabricação. Essas frases poderiam...