Nelson Leal cobra do governo federal plano de ações para conter óleo no litoral

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Nelson Leal (PP), cobrou do governo federal, na manhã desta quarta-feira (23), um emergente plano de ações que possa solucionar a grave crise das manchas de óleo que há 53 dias atingem o litoral nordestino.

Para o chefe do Legislativo estadual, “o maior desastre ambiental da história do país em andamento” tem impactado social e economicamente os nove estados da região Nordeste, além de provocado gravíssimos danos ao meio ambiente. “Nossos mangues, praias, corais e estuários estão sendo atingidos”, explicou.

“Precisamos do apoio efetivo da Marinha e da Petrobras, que dispõem de tecnologia, conhecimento e propriedade para nos passar informações e impedir que as manchas cheguem ao litoral. Isso é o mais importante agora. Vamos provocar o GAA (Grupo de Acompanhamento e Avaliação) para saber as ações que o governo federal tem empreendido”, cobrou, Nelson Leal. O GAA é formado por Marinha, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Ibama (Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

O apelo do chefe da Alba às autoridades do Palácio do Planalto foi feito em reunião no Salão Nobre da Alba, com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira; da presidente do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Márcia Telles; do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo, deputados estaduais, além do coordenador da Defesa Civil, Victor Gantois.

Nelson Leal destacou as consequências que o acidente ambiental tem causado ao setor turístico e às pequenas comunidades que desenvolvem atividade econômica diretamente nas praias. “O desastre está prejudicando a indústria do turismo. Mais do que isso, pescadores e marisqueiras já encontram dificuldades para levar o alimento para a casa. Importante que o governo federal nos ajude nesse momento”, disse, o pepista.

SERVIDOR VOLUNTÁRIO

Embora imprescindível, face a dimensão do desastre, o presidente da Assembleia Legislativa não vai se limitar a aguardar as ações federais para mitigar os estragos nas praias da capital baiana. Nelson Leal vai convocar a força do voluntariado do corpo funcional da Alba, com a formação de uma frente de trabalho de servidores.

“Daremos o exemplo. Na próxima quarta-feira, dia 30, em parceria com o Corpo de Bombeiros, vamos formatar uma frente de servidores voluntários para contribuir na retirada do óleo das praias. Vamos chamar todos os parlamentares da Casa. Colaborar com o belo trabalho realizado pelas equipes do Coronel Telles, que têm removido cerca de três toneladas de óleo por dia de nosso litoral. A Alba não pode e nem vai se negar ante essa tragédia ambiental que abateu o litoral do Nordeste brasileiro”, assegurou.

Participaram da reunião os seguintes parlamentares: Fabíola Mansur, Rosemberg Pinto, Eduardo Sales, Jurandy Oliveira, Marcelino Galo, Niltinho, Maria Del Carmen, Olívia Santana, Fátima Nunes, Zé Cocá e Dal.

NA MÃO GRANDE: Golpista engana idoso em caixa eletrônico no Cabula

Um idoso de 73 anos foi vítima de um golpe em um caixa eletrônico localizado no bairro do Cabula 6, em Salvador, no último...

Assistência Técnica de celulares é alvo de ação da Polícia Civil em Feira de Santana

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, elucidou uma série de furtos ocorridos...
Fundação Jose Silveira

NA MÃO GRANDE: Golpista engana idoso em caixa eletrônico no Cabula

Um idoso de 73 anos foi vítima de um golpe em um caixa eletrônico localizado no bairro do Cabula...

NA MÃO GRANDE: Golpista engana idoso em caixa eletrônico no Cabula

Um idoso de 73 anos foi vítima de um golpe em um caixa eletrônico localizado no bairro do Cabula...

Assistência Técnica de celulares é alvo de ação da Polícia Civil em Feira de Santana

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, elucidou...

ENQUANTO COZINHAVA: Funcionária fica ferida após explosão de panela de pressão em escola de Eunápolis

Uma cozinheira de 56 anos ficou ferida após a explosão de uma panela de pressão na manhã desta quinta-feira...

GOLPE DA CIRURGIA! Dupla é presa por enganar idosos e causar prejuízo de R$45 mil na Bahia

Uma mulher de 46 anos e um homem de 27 foram presos na manhã desta quinta-feira (07/08) durante a...