Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Virada Sustentável Salvador oferece 300 atividades gratuitas até domingo

A abertura da 3ª edição da Virada Sustentável Salvador foi realizada na manhã desta sexta-feira (8), no Teatro Vila Velha, em Salvador. Neste ano, a inciativa apresenta ao público o tema ‘O Centro Pulsa – a vida em Movimento’. Com essa premissa, a programação se distribui entre o Centro Histórico de Salvador, Campo Grande, Parque da Cidade, Nordeste Amaralina e Comércio.

Além desses cinco pontos principais, as atividades se estendem para outras localidades que, segundo a organização, estão nas bordas deste Centro Pulsante. Serão 300 atividades gratuitas, abertas ao público e distribuídas em 50 espaços diferentes, até o próximo domingo (10). A Virada Sustentável Salvador reúne 120 correalizadores, que são os proponentes dos projetos aprovados.

Segundo a gestora e curadora da Virada, Alice Barreto, o evento é baseado no tripé cultura, educação e mobilização social. “A proposta é entender a sustentabilidade de forma integrada à vida humana e ao meio ambiente como um grande ecossistema. É um convite à reflexão sobre o que cada um de nós pode assumir para viver em equilíbrio e com sustentabilidade. Convidamos a população para viver a cidade e o centro antigo com expansão para as bordas e periferias da cidade. Tem muita coisa legal acontecendo”, afirmou.

A programação completa está disponível no site da Virada Sustentável Salvador, com atualização diária. O evento tem correalização do Instituto Sustentável e da Rede AMO de Comunicações Socioculturais e o Governo do Estado entre seus patrocinadores. A presença da gestão estadual ocorre por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura) e envolve as secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Cultura (Secult).

O coordenador de música da Fundação Cultural do Estado (Funceb), Ricardo Rosa, destacou que “a Virada tem um compromisso social que é muito forte e trata dessa conquista do engajamento sociocultural com o centro da cidade. Apoiamos da forma mais abrangente possível. O governo, a partir da Secult, também concedeu o apoio institucional de todas as suas filiadas, como a Fundação Cultural e o Ipac. Queremos proporcionar a maior diversidade cultural possível, com todas as linguagens artísticas interagindo entre si”.

Neste primeiro dia, o Teatro Vila Velha recebeu o painel ‘Desafios e Avanços para alcançar as Metas da Agenda 2030 da ONU’, com foco na discussão sobre a questão climática. A ação teve a participação da Braskem, representada pelo diretor de desenvolvimento sustentável da empresa, Jorge Soto.

“Decidimos apoiar esse evento porque a sustentabilidade é um grande desafio, e as empresas devem se engajar positivamente em busca de soluções. A Virada é uma forma de engajar outras partes interessadas e fazer algo coletivamente de grande impulso. Da década de 80 para hoje, o número de eventos climáticos mais fortes, como furacões, saiu de 400 para 800 e quem sofre com isso é população. Por isso, é necessária essa integração”, disse Soto.

Oficina sobre presença feminina no Centro

A Virada Sustentável Salvador levou uma oficina criativa para o Centro Estadual de Educação Profissional Isaías Alves (antigo Iceia), no bairro do Barbalho, com a temática ‘O Feminino no Centro’. A atividade foi desenvolvida pelo Coletivo Plurais e lançou olhar sobre a presença das mulheres no cotidiano do centro da capital baiana. De acordo com a organização, a ação está baseada em quatro objetivos que constam entre as metas da Agenda ONU 2030: Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades e Paz e Justiça.

Uma das idealizadoras do Coletivo Plurais, Maria Luísa Gouveia, explicou a proposta. “A ideia é perceber como as mulheres, em sua pluralidade e diversidade, podem lutar juntas por uma sociedade cada vez mais igualitária e respeitosa. Quando a gente traz essa oficina para dentro de uma escola pública, no centro da cidade e com variados perfis de estudantes, é justamente para propor essa reflexão de quem são as referências de mulheres que eles têm no centro da cidade, em suas vidas, e como isso constrói uma história na qual eles são protagonistas. A proposta do Coletivo é trazer a pluralidade como transformadora do ambiente no qual eles estão inseridos”.

A estudante Gilcélia Calmon aprovou a ideia. “Foi um dialogo dinâmico e no qual ficamos muito confortáveis para expor nossas ideias e também aprender e entender aspectos dessa presença da mulher na sociedade, que nunca tínhamos refletido antes. Foi muito bacana”, avaliou.

1573227334081119CS 071 copy
 

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de...

Agência Moody’s melhora perspectiva da nota de crédito do Brasil

A agência de classificação de riscos Moody´s revisou para cima a perspectiva da nota de crédito do Brasil, nesta quarta-feira (1º). Atualmente, o nível...

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da...
Fundação Jose Silveira

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da...

Agência Moody’s melhora perspectiva da nota de crédito do Brasil

A agência de classificação de riscos Moody´s revisou para cima a perspectiva da nota de crédito do Brasil, nesta...

PRF flagra crime ambiental e resgata pássaros silvestres transportados irregularmente em ônibus de viagem

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 04 pássaros silvestres, no Km 265 da...

AstraZeneca reconhece efeito colateral de vacina da covid-19; entenda

A gigante farmacêutica AstraZeneca admitiu à Justiça, pela primeira vez, a ocorrência de um “efeito colateral raro” na vacina...