Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Confira dicas para driblar os preços da carne vermelha

Presença constante na mesa de muitos brasileiros, a carne vermelha virou artigo de luxo. Em 2019, seu preço já cresceu cerca de 60%, sendo mais de 8% apenas na virada do mês de novembro para dezembro. E, as perspectivas não são boas: De acordo com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, não há previsão para que a carne bovina volte ao patamar anterior.

Entre os motivos que fizeram essa alta, está o aumento do consumo dos brasileiros e também das exportações para a China. “Com a exportação para os chineses, a desvalorização cambial acaba incentivando a venda de carne e congelados para o mercado externo”, explica o professor de Economia da UNIFACS, Alex Gama.

Com a chegada do final do ano, confraternizações e férias, a procura por este alimento também contribuiu para o salto no preço. Para Gama, o consumidor deve procurar um substituto com o preço mais em conta, como carnes de frango, porco ou soja. O economista também afirma que é fundamental fazer comparativo de valores. “Vale a pena a pesquisa de preço em mercados, frigoríficos de bairros e feiras livres”, diz.

E, se durante a pesquisa, o consumidor encontrar um preço bom, é possível garantir as refeições de até seis meses. De acordo com a nutricionista Gabriela Nóbrega, professora da Escola de Saúde da UNIFACS, a carne vermelha pode ser mantida no congelador ou no freezer em um período de até 180 dias. Mas, vale o alerta: as condições de congelamento precisam ser adequadas e, quanto mais tempo congelada, menor o valor nutricional. “O ideal é comprar porções menores para consumo imediato”, alerta.

Para quem não abre mão da carne na mesa, mas quer economizar, Gabriela explica como aumentar a qualidade de outros tipos de carne. “Ao comprar as carnes de segunda, como são chamadas, é possível utilizar as enzimas do abacaxi (bromelina) e do mamão verde (papaína) para a técnica do amaciamento natural”.

Apesar de muita gente achar que as proteínas da carne são fundamentais para o organismo humano, Gabriela explica que, do ponto de vista nutricional, os mesmos nutrientes podem ser encontramos em uma alimentação rica em leguminosas, cereais e oleaginosas, como arroz, lentilha, feijão, grão de bico, castanhas, entre outros alimentos. “É a estratégia usada pelos vegetarianos”, conclui.

Estudantes e educadores da rede estadual movimentam Bienal do Livro da Bahia

Estudantes e professores da rede estadual de ensino estão marcando presença na 7ª edição da Bienal do Livro da Bahia, que teve início no...

Público fica no escuro durante apagão no último dia da Bienal do Livro

Quem compareceu ao último dia da Bienal do Livro Bahia 2024, nesta quarta-feira (1°), ficou no escuro depois que uma queda de energia atingiu...

Estudantes e educadores da rede estadual movimentam Bienal do Livro da Bahia

Estudantes e professores da rede estadual de ensino estão marcando presença na 7ª edição da Bienal do Livro da...
Fundação Jose Silveira

Estudantes e educadores da rede estadual movimentam Bienal do Livro da Bahia

Estudantes e professores da rede estadual de ensino estão marcando presença na 7ª edição da Bienal do Livro da...

Público fica no escuro durante apagão no último dia da Bienal do Livro

Quem compareceu ao último dia da Bienal do Livro Bahia 2024, nesta quarta-feira (1°), ficou no escuro depois que...

TUCANO: Vigilante baiano é morto com tiro na cabeça durante o trabalho em SP

O vigilante de uma empresa de segurança privada, de 37 anos, morreu após ser baleado na cabeça enquanto trabalhava...

“FIQUEI SEM REAÇÃO”: Homem é estuprado enquanto aguardava motorista de aplicativo

Um homem de 31 anos, identificado como João Alexandrino, foi vítima de estupro enquanto aguardava motorista de aplicativo, em...