Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Cerca de 60 a 70% das pessoas que sofrem de apneia do sono são portadoras de obesidade

Muitas pessoas dormem e acordam e nem imaginam que sofrem de várias pequenas paradas respiratórias durante o sono. De acordo com o Ministério da Saúde, 33% da população brasileira adulta sofre de apneia do sono. “Um em cada três adultos sofre de apneia”, ressalta a médica Mônica Medrado, especialista em sono da equipe do NTCO (Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade). E mais: em torno de 60 a 70% das pessoas que sofrem de apneia são portadoras de obesidade. A obesidade é dos principais fatores de risco para apneia, doença que acomete, principalmente, adultos do sexo masculino, mulheres após a menopausa e idosos.

Caracterizada pela interrupção parcial ou total das vias aéreas durante o sono, a apneia obstrutiva é um grave problema que pode acarretar várias complicações à saúde. Para avaliar a qualidade do sono e diagnosticar distúrbios como a apneia, um exame não invasivo chamado polissonografia pode ser indicado. O exame é feito através de um aparelho com sensores colocados no corpo do paciente que monitora as variações da atividade respiratória, muscular e cerebral durante o sono.

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é o distúrbio respiratório mais comum relacionado ao sono. De acordo com a médica, a prevalência dessa doença tem aumentado e isso pode ter associação com o aumento das taxas de obesidade. Um aumento de 10% no peso corresponde a um risco seis vezes maior de desenvolver apneia.

Quando classificada como moderada ou grave , se não tratada, a doença aumenta o risco de hipertensão arterial sistêmica, doença arterial coronariana, arritmias cardíacas e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Pacientes que sofrem de apneia costumam ter sonolência durante o dia. Estudos indicam aumento considerável da incidência de acidentes de trânsito em pessoas com a doença.

Distúrbios do sono

Dormir mal ou dormir menos horas que o necessário podem comprometer a qualidade de vida e causar inúmeros danos à saúde: aumenta o risco de obesidade, diabetes, hipertensão arterial e depressão. A privação de sono afeta a memória, o humor, a concentração e compromete o desempenho intelectual em geral. Insônia, apneia do sono, sonolência excessiva, sonambulismo, Síndrome das pernas inquietas, bruxismo. Esses são alguns dos distúrbios do sono, que afetam cerca de 45% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para a Associação Mundial de Medicina do Sono, um sono profundo é função primordial para o bem estar físico e mental do ser humano. Os adultos precisam, em média, de oito horas de sono por dia, mas essa necessidade é muito variável de pessoa para pessoa e de acordo com a idade. Vários estudos comprovam que a baixa qualidade do sono causa obesidade e dificulta o emagrecimento.

Medidas para dormir bem

“Praticar exercícios físicos com regularidade, evitar o consumo de bebidas estimulantes, como café e chocolate, durante a noite, evitar ler e-mails antes de dormir, não acessar o celular ou o computador perto da hora de deitar, manter o quarto numa temperatura agradável, tentar criar uma rotina de ir para cama e levantar sempre no mesmo horário, são algumas medidas que podem melhorar bastante a qualidade do sono”, explica a especialista Mônica Medrado. A pratica da meditação também pode ajudar bastante aos que não conseguem desacelerar na hora do sono.

A médica também alerta para a importância de não se automedicar. “Medicamentos para dormir têm efeitos colaterais e devem ser usados com prescrição médica”, esclarece.

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil do estado,...

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Firmino Alves

Uma guarnição da Cipe Sudoeste prendeu, na tarde de sexta-feira (3), um suspeito de tráfico de drogas no município de Firmino Alves. Durante patrulhamento no...

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Firmino Alves

Uma guarnição da Cipe Sudoeste prendeu, na tarde de sexta-feira (3), um suspeito de tráfico de drogas no município...

‘NEM O TEMPO CURA’: Thales Bretas posta texto emocionante sobre os três anos da morte de Paulo Gustavo

Thales Bretas, viúvo do humorista Paulo Gustavo, escreveu um texto emocionante sobre os três anos sem o marido, que...

Juazeiro conquista mais uma ambulância através do deputado Jordávio Ramos

O município de Juazeiro vai receber mais uma ambulância, através do deputado estadual, Jordávio Ramos. Nesta segunda-feira (6), a...