O governador Rui Costa (PT) conversou com a imprensa na manhã desta terça-feira (17/03) sobre o novo coronavírus e disse que as atitudes devem ser adotadas dentro de um “padrão racional” e “as medidas quanto mais duras, mais efeitos colaterais provocam”.
Sobre o fechamento de fronteiras, o gestor baiano discordou, defendeu “cautela” e justificou.
“Nós temos 4 ou 5 voos internacionais. Boa parte não chegam da Bahia, chegam e sai por São Paulo e Rio. Poderia ser uma medida válida lá atrás quando não tinha nenhum caso no Brasil”, pontuou.
“Hoje que o vírus já está aqui, é uma medisa com baixo efeito. Nossa maior preocupação não é com estrangeiros. Nossa maior preocupação hoje é com pessoas vindas de São Paulo”, acrescentou o governador Rui Costa.
Quatro países da América do Sul, Argentina, Chile, Peru e Colômbia, fecharam todas as fronteiras hoje (17) para combater a propagação do coronavírus. As medidas vão abranger todos os cidadãos nacionais e estrangeiros.
Surto começou na China
Das pessoas infectadas em todo o mundo, mais de 75 mil se recuperaram. O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Depois da China, que anota a maioria dos casos, a Europa tornou-se no centro da pandemia, com quase 60 mil infectados e pelo menos 2.684 mortos.
A Itália com 2.158 mortos (em 27.980 casos), a Espanha com 309 mortos (9.191 casos) e a França com 127 mortos (5.423 casos) são os países mais afetados na Europa.
Face ao avanço da pandemia, várias nações adotaram medidas excepcionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.