IBGE: taxa de desemprego de jovens atinge 27,1% no primeiro trimestre

A taxa de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos de idade brasileiros ficou em 27,1% no primeiro trimestre de 2020, bem acima da média geral de 12,2% do país no período. Este comportamento foi verificado nas cinco grandes regiões, com destaque para o Nordeste, onde a estimativa foi de 34,1% de desempregados nesta faixa etária.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desemprego entre os jovens cresceu em relação ao último trimestre de 2019, quando a taxa era de 23,8%. Segundo a pesquisadora do IBGE Adriana Beringuy, o crescimento é esperado devido às dispensas de trabalhadores temporários contratados para o período de final do ano. “A maior parte dos temporários dispensados no início do ano são jovens, o que faz com que a queda no nível de ocupação seja maior nesta faixa”, explica Adriana.

Outro dado da pesquisa é que a taxa entre as mulheres brasileiras ficou em 14,5% no primeiro trimestre deste ano, 4,1 pontos percentuais acima da taxa observada entre os homens no mesmo período (10,4%). Os dados também mostram disparidade entre as pessoas que autodeclararam sua cor para o IBGE. A taxa entre os brancos ficou em 9,8%, bem abaixo das pessoas pardas (14%) e pretas (15,2%).

Para o contingente de pessoas com ensino médio incompleto, a taxa ficou em 20,4%, superior à verificada para os demais níveis de instrução. Aqueles com nível superior completo registraram uma taxa de 6,3%.

Estados
As maiores taxas de desemprego no primeiro trimestre deste ano foram registradas na Bahia (18,7%), Amapá (17,2%), Alagoas e Roraima (16,5%). Já as menores ficaram com Santa Catarina (5,7%), Mato Grosso do Sul (7,6%) e Paraná (7,9%).

Na comparação com o último trimestre de 2019, a taxa de desemprego cresceu em 12 locais, permanecendo estável nas outras 15 unidades da federação. Os estados com maiores altas foram Maranhão (3,9 pontos percentuais, chegando a 16,1% no primeiro trimestre), Alagoas (2,9 pontos percentuais, chegando a 16,5%) e Rio Grande do Norte (2,7 pontos percentuais, chegando a 15,4%).

Salvador Fest 2025 é cancelado por dificuldades econômicas e logísticas

A Salvador Produções anunciou, nesta quarta-feira (13), o cancelamento da edição 2025 do Salvador Fest, que estava programada para o dia 14 de setembro,...

MATARAM UELITON: Homem é assassinado por quatro criminosos em Camaçari

Um homem identificado como Ueliton Casaes Profeta, de 31 anos, foi morto a tiros na noite desta terça-feira (12/08), na Rua Alvorada, em Camaçari,...
Fundação Jose Silveira

Salvador Fest 2025 é cancelado por dificuldades econômicas e logísticas

A Salvador Produções anunciou, nesta quarta-feira (13), o cancelamento da edição 2025 do Salvador Fest, que estava programada para...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Salvador Fest 2025 é cancelado por dificuldades econômicas e logísticas

A Salvador Produções anunciou, nesta quarta-feira (13), o cancelamento da edição 2025 do Salvador Fest, que estava programada para...

MATARAM UELITON: Homem é assassinado por quatro criminosos em Camaçari

Um homem identificado como Ueliton Casaes Profeta, de 31 anos, foi morto a tiros na noite desta terça-feira (12/08),...

Homem é encontrado morto em saco plástico em Simões Filho

Na manhã desta quarta-feira (13), um homem foi encontrado morto e com marcas de tiros na Via Periférica I,...

Morar Melhor retorna ao Candeal pela segunda vez e reforma mais de 150 casas

A Prefeitura de Salvador, através do programa Morar Melhor, retornou ao bairro do Candeal e reformou mais 152 casas,...