Camaçari: decreto oficializa toque de recolher e medida vale até para serviços essenciais

A Prefeitura de Camaçari oficializou neste sábado (30/05) a instituição de um toque de recolher por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Município. A restricão vale das 20h às 5h e inclui até serviços essenciais, com exceção das atividades de saúde, a exemplo das farmácias. Pela publicação, fica vedado a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, no período compreendido entre 30 de maio a 8 de junho.

Nos sábados e domingos a restrição será das 16h às 5h, com exceção deste sábado (30), quando a medida será iniciada. A decisão do prefeito Elinaldo Araújo (Democratas) de decretar toque de recolher ocorre em função do crescimento dos casos nesta semana, mesmo com os feriados antecipados. Camaçari registrou no último domingo (24) 150 confirmações, número que chegou a 226 nesta sexta-feira (29). O aumento foi de 50% neste período.

Elinaldo se reuniu neste sábado (30) com integrantes da Polícia Militar e da gestão municipal para definir os detalhes da operação. Segundo o decreto, a restrição não valerá em situações de urgência, a exemplo da necessidade de acesso a serviços essenciais de saúde e farmácia, bem
como aqueles que tenham em tal período a necessidade de deslocamento para fins de trabalho ou retorno deste ao domicílio.

Também não vale para os deslocamentos dos prestadores de serviços na
modalidade entrega em domicílio (delivery) de alimentos, os quais terão permissão de funcionamento e circulação até às 23:59h, com tolerância de até uma hora para o deslocamento de seus colaboradores para o retorno para os domicílios.

De acordo com Elinado, os números atualmente constatados apontam para a exigência da adoção de medidas pontuais com maior grau de restrição. “Mesmo apoś a adoção de medidas de restrição pelo município, foi detectado aumento de circulação de pessoas e veículos em determinadas áreas e o consequente aumento dos níveis de contaminação. Assim, decidimos decretar o toque de recolher para conter esse avanço da covid-19 e proteger as pessoas”, pontua.

Mais restrições

O decreto também traz ações específicas para as localidades de Catu de Abrantes, Vila de Abrantes, Arembepe, Ponto Certo e Gleba E, que vêm apresentando aglomerações e um relaxamento no isolamento social pela população, com avanço no número de casos de coronavírus.

Até o dia 7 de junho, estes locais terão medidas preventivas complementares, como distribuição de máscaras, realização de testes rápidos, distribuição de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade e higienização e lavagem das ruas.

Neste período, ficará suspensa a realização de toda e qualquer atividade econômica formal e informal, com exceção de serviços essenciais como supermercados, farmácias, agências bancárias e lotéricas.

FIM DE SEMANA: Mais de 800 alunos ficam sem aula após escolas municipais serem arrombadas em Salvador

Três escolas da rede municipal de ensino de Salvador foram arrombadas durante o fim de semana e tiveram equipamentos e alimentos furtados. As invasões...

Agosto Lilás: campanha leva feira, palestras e serviços ao Center Lapa até o dia 22

A campanha do Agosto Lilás 2025 iniciou, nesta segunda-feira (18), uma série de atividades no Shopping Center Lapa. Promovida pela Secretaria de Políticas para...
Fundação Jose Silveira

FIM DE SEMANA: Mais de 800 alunos ficam sem aula após escolas municipais serem arrombadas em Salvador

Três escolas da rede municipal de ensino de Salvador foram arrombadas durante o fim de semana e tiveram equipamentos...

FIM DE SEMANA: Mais de 800 alunos ficam sem aula após escolas municipais serem arrombadas em Salvador

Três escolas da rede municipal de ensino de Salvador foram arrombadas durante o fim de semana e tiveram equipamentos...

Agosto Lilás: campanha leva feira, palestras e serviços ao Center Lapa até o dia 22

A campanha do Agosto Lilás 2025 iniciou, nesta segunda-feira (18), uma série de atividades no Shopping Center Lapa. Promovida...

MISTÉRIO: Grupo protesta em Ilhéus por justiça após mortes de professoras e jovem; veja

Um grupo de pessoas voltou às ruas nesta segunda-feira (18), em Ilhéus, no sul da Bahia, para cobrar celeridade...

Lauro Fila Zero encerra sua 3ª edição com atendimentos no Centro nesta quinta-feira (21)

A terceira edição do Programa Lauro Fila Zero, realizada no Centro da cidade, com estrutura completa de serviços montada...