Selo Turismo Responsável identificará boas práticas de combate à Covid-19

O Ministério do Turismo lançou o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” para empresas do setor que estejam dispostas a seguir protocolos de higienização no combate à Covid-19.

A iniciativa faz parte do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, que busca minimizar os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual das atividades. A ideia é incentivar os consumidores sentirem mais segurança para viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19.

O ministro apresentou o selo, por videoconferência, nesta quinta-feira (4) a representantes do setor. “Entre as várias ações para retomada do turismo, esse selo é o ponto inicial, talvez um ponto de partida, para a gente conseguir que o Brasil esteja um passo à frente no ponto de vista da segurança e confiança ao turista”, disse.

“Conseguimos fazer parte de um seleto grupo de apenas dez países que lançaram um selo semelhante a esse e tiveram uma ação efetiva com essa visão de que a gente precisa preparar todos os segmentos do turismo com protocolos visando limpeza, higiene em prevenção ao coronavírus”, explicou o ministro.

Protocolos Sanitários
Os protocolos, criados em parceria com entidades dos segmentos turísticos, foram chancelados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), levando em conta medidas adotadas no mundo e pelo Ministério da Saúde.

As orientações foram direcionadas a 15 segmentos turísticos. Entre eles: Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas, Guias de Turismo, entre outros.

Como obter o selo
O selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” é gratuito e para solicitar o interessado deve entrar no site da iniciativa, ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A impressão poderá ser feita pelo site e o selo deve ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional.

“Vamos dar essa oportunidade ao turista para fiscalizar se essas ações estão sendo ou não implementadas pelo estabelecimento”, disse o ministro do Turismo. Se o local não estiver cumprindo as determinações, poderá ser feita uma denúncia.

O selo já está disponível para empresas. No caso dos guias de turismo, deverá estar disponível em cerca de 20 dias, segundo Ministério do Turismo.

MISSÃO CUMPRIDA: Bahia empata com Retrô e está nas quartas da Copa do Brasil

O Bahia está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Em Pernambuco, na noite desta quarta-feira (06/08), o time de Rogério...

Fies 2025: divulgada lista de espera do segundo semestre

Os estudantes que estão na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2025, já...
Fundação Jose Silveira

MISSÃO CUMPRIDA: Bahia empata com Retrô e está nas quartas da Copa do Brasil

O Bahia está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Em Pernambuco, na noite desta quarta-feira...

MISSÃO CUMPRIDA: Bahia empata com Retrô e está nas quartas da Copa do Brasil

O Bahia está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Em Pernambuco, na noite desta quarta-feira...

Fies 2025: divulgada lista de espera do segundo semestre

Os estudantes que estão na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao processo seletivo do...

SAC emite nova carteira de identidade em escola estadual de Irecê

A Equipe SAC Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) levam o serviço da nova Carteira de...

SUSPEITOS COM DROGAS: Dupla investigada por homicídio é presa em Lauro de Freitas

Dois suspeitos foram autuados em flagrante em Lauro de Freitas, pelos crimes de tráfico de drogas e associação para...