Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Ex-nazista envolvido em mais de 5 mil mortes é condenado

O ex-nazista Bruno Dey, 93 anos, foi condenado pelo Tribunal de Hamburgo, na Alemanha, por envolvimento em 5.232 homicídios e tentativas de assassinato durante a Segunda Guerra Mundial. O criminoso atuava como guarda no campo de concentração de Stutthof, na Polônia, entre agosto de 1944 e abril de 1945. Na época, ele tinha 17 anos.

Por não ter atingido a maioridade quando cometeu os crimes, ele foi julgado por uma corte juvenil. A Justiça alemã o condenou a dois anos de prisão, mas devido à sua atual idade avançada, teve o cumprimento da pena suspenso. Portanto, o bandido não ficará preso.

Stutthof foi o primeiro campo de concentração nazista construído fora da Alemanha e foi criado em 1939. Inicialmente era destinado a presos políticos poloneses. Posteriormente, recebeu cerca de 115 mil deportados, muitos deles judeus. Pelo menos 65 mil pessoas foram mortas no local, conforme informações publicadas no site do museu de Stutthof.

A maioria das pessoas foi assassinada com tiros na cabeça ou por meio de gases letais, conforme os promotores do Tribunal de Hamburgo .Durante o julgamento, Dey reconheceu o período como guarda em Stutthof, mas disse que não teve escolha.

“Gostaria de pedir desculpas a todas as pessoas que passaram por esse inferno de insanidade, e a seus parentes e sobreviventes”, disse Dey.

O número de suspeitos pelas mortes de mais de 6 milhões de judeus durante o Holocausto nazista está diminuindo. Dezenas de milhares de potenciais culpados-guardas, comandantes, médicos, burocratas e soldados morreram como membros respeitados de suas respectivas comunidades não enfrentaram o tribunal ou a prisão.

O julgamento de Bruno Dey é, provavelmente, um dos últimos sobre os crimes cometidos pelo Terceiro Reich. Uma condenação histórica em 2011 abriu caminho para mais processos, pois era a primeira vez que trabalhar em um campo era motivo suficiente de culpabilidade, sem provas de um crime específico.

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de...

Agência Moody’s melhora perspectiva da nota de crédito do Brasil

A agência de classificação de riscos Moody´s revisou para cima a perspectiva da nota de crédito do Brasil, nesta quarta-feira (1º). Atualmente, o nível...

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da...
Fundação Jose Silveira

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da...

Agência Moody’s melhora perspectiva da nota de crédito do Brasil

A agência de classificação de riscos Moody´s revisou para cima a perspectiva da nota de crédito do Brasil, nesta...

PRF flagra crime ambiental e resgata pássaros silvestres transportados irregularmente em ônibus de viagem

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 04 pássaros silvestres, no Km 265 da...

AstraZeneca reconhece efeito colateral de vacina da covid-19; entenda

A gigante farmacêutica AstraZeneca admitiu à Justiça, pela primeira vez, a ocorrência de um “efeito colateral raro” na vacina...