Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Mais de 5,5 mil alunos já usam chips para estudar na pandemia

Fotos: Bruno Concha/Secom

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) segue entregando os chips com pacote de dados para acesso às aulas gratuitas e virtuais da Escola Mais, além de interação com os professores da rede. A ação começou na segunda quinzena de julho e vai beneficiar mais de 30 mil alunos que cursam o Ensino Fundamental II e os anos finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 101 escolas da capital. Até o momento, mais de 5,5 mil já pegaram os chips.

O estudante Brian Silva, de 15 anos, conta que estava assistindo às aulas da rede municipal pela televisão, até que recebeu o chip com pacote de dados na última sexta-feira (31). “Está sendo ótimo, eu estou gostando muito. Agora, eu posso assistir às aulas sem ocupar a televisão, e em um ambiente mais adequado, no quarto, por exemplo. Eu estou aprendendo muito com esse método a distância. Uma das aulas que eu mais gosto é a de Ciências”, diz.

7387791c fd2e 4d60 bada 19e60d6be4e6

A avó de Brian, Jussara Santos, de 57, que é quem cuida dele, ressalta a importância da ferramenta. “É essencial. Ele ocupa a mente e não interrompe o aprendizado. Acho até que ele presta mais atenção do que quando estava em sala de aula. Brian não me dá trabalho, ele faz todas as tarefas e nunca perdeu de ano”.

O estudante tem se mantido constantemente em casa, principalmente por ter asma, doença que o coloca em grupo de risco para a Covid-19. Com isso, as aulas virtuais têm ajudado o garoto a preencher a rotina diária.

Sérgio kaylan Santos, de 12 anos, e a irmã Ana Beatriz Santos, de 15, também pegaram o chip e disseram estar ansiosos para começar a assistir às aulas. Sérgio estava com dificuldade de acompanhar pela televisão e agora acredita que vai ser mais fácil pelo celular. “Eu gosto muito de assistir aula. Eu peguei o chip e agora vou pedir orientação na minha escola para conseguir acessar”, conta.

Alternativas – Os estudantes que ainda não pegaram o chip de acesso à internet devem entrar em contato com a escola onde estudam para agendar o melhor dia e horário para a retirada. Com a noção de que nem todas as crianças têm acesso à internet, a Prefeitura providenciou alternativas para ampliar o alcance das aulas. Além do chip, as crianças, jovens e adolescentes podem ter acesso aos conteúdos educativos nos canais de televisão 4.2 e 4.3.

As aulas virtuais são fruto de um termo de cooperação entre a Prefeitura e a Escola Mais – unidade educacional de São Paulo que é referência em ensino digital para Fundamental II e Médio. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino.

Como acessar – Ao receberem o chip, os alunos terão que seguir alguns passos para a utilização. O primeiro deles é baixar o aplicativo Smed Conectada disponível no site da secretaria. O acesso à internet se dá por esse aplicativo, instrumento que proporciona o uso adequado da tecnologia. O processo é simples.

Outras atividades – Os alunos do Ensino Fundamental I e dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão recebendo atividades semanais impressas. Semanalmente, as atividades são divulgadas no site da Smed. As famílias e estudantes podem imprimi-las em casa ou buscá-las na escola onde estudam. As atividades são entregues juntamente com um lápis e borracha e devem ser devolvidas resolvidas na semana seguinte.

Para os alunos dos anos iniciais com idade entre 2 e 5 anos, são divulgados cards e vídeos curtos de até cinco minutos, com orientação para que as famílias desenvolvam atividades lúdicas em casa, a exemplo de brincadeiras e contação de estória. Os vídeos são divulgados no canal da Smed no YouTube . Alguns são gravados por docentes e outros têm orientações sobre como inserir ensinamentos em atividades do dia a dia.

‘Bebê Rena’ da vida real? Whindersson Nunes revela que já foi perseguido por quatro pessoas

O humorista Whindersson Nunes, de 29 anos, revelou ter sido alvo de perseguição por parte de quatro pessoas desde que alcançou a fama. A declaração...

Carro quase cai em cratera e é retirado por guincho em Brotas; serviço será finalizado no início de maio

Um carro quase caiu em uma cratera na rua Amado Coutinho, no bairro de Brotas, em Salvador. O caso aconteceu nesse domingo (28/04). Não...

‘Bebê Rena’ da vida real? Whindersson Nunes revela que já foi perseguido por quatro pessoas

O humorista Whindersson Nunes, de 29 anos, revelou ter sido alvo de perseguição por parte de quatro pessoas desde que...
Fundação Jose Silveira

‘Bebê Rena’ da vida real? Whindersson Nunes revela que já foi perseguido por quatro pessoas

O humorista Whindersson Nunes, de 29 anos, revelou ter sido alvo de perseguição por parte de quatro pessoas desde que...

Carro quase cai em cratera e é retirado por guincho em Brotas; serviço será finalizado no início de maio

Um carro quase caiu em uma cratera na rua Amado Coutinho, no bairro de Brotas, em Salvador. O caso...

Calendário define áreas em emergência ambiental por incêndio florestal

A cada ano, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publica um calendário que declara - por...

Bahia Farm Show 2024 terá lançamento do Plano ABC+ para controlar emissões de gases do efeito estufa

A Bahia Farm Show 2024, que será realizada entre os dias 11 e 15 de junho, terá o lançamento...