Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Brasil já tem mais de 2,9 milhões de pessoas recuperadas da Covid-19

Com 3.717.156 casos confirmados de Covid-19, o Brasil tem 2.908.848 pessoas recuperadas. Outras 690.642 estão em acompanhamento. É o que mostram os números divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Ministério da Saúde.

“O Brasil lidera esse ranking. Uma taxa de 18,6% do total de pessoas recuperadas, seguidos por índia, Estados Unidos, Rússia e África do Sul”, disse Eduardo Marques Macário, diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde.

Cento e oitenta e oito países já registraram casos de Covid até o momento. No Brasil, já foram registrados 117.666 óbitos.

E o Ministério da Saúde anunciou que, na 34ª semana epidemiológica, que vai de 16 a 22 de agosto, o Brasil teve uma redução de 13% nos casos novos de Covid em relação ao período anterior. A média diária de casos notificados na semana 34ª foi de 37.895, contra 43.527 na semana 33ª. “Quando a gente compara por região, a gente observa que essa redução de 13% ficou distribuída em quase todas as regiões”, disse Eduardo Marques Macário.

Em relação aos municípios, 99,1% já notificaram casos da doença. “O que dá um total de 5.520 municípios, mostrando que a Covid está realmente espalhada em quase todos os municípios”, acrescentou Eduardo Macário.

Do total de casos novos registrados na última semana, 60% foram no interior dos estados. Do total de óbitos, 51% nas regiões metropolitanas e 49% fora das regiões metropolitanas.

O Ministério da Saúde reforçou que não há no Brasil, até o momento, nenhum caso confirmado e comprovado de reinfecção por Covid. “Uma segunda infecção pelo vírus Sars-COV-2 é um evento raríssimo que precisa ser investigado com a máxima cautela. Segundo a literatura, somente um caso foi confirmado num laboratório de Hong Kong até o momento”, disse o diretor.

No Brasil, segundo Eduardo Macário, a maioria dos casos de reinfecção que estão sendo investigados até o momento apontam para ocorrência de resultados falso positivos, tanto na primeira como na segunda amostra.

Testes
Juntando a rede pública e privada, já foram realizados em todo o país 11.435.082 testes para detecção da Covid-19. Desse total, 4.797.948 é do tipo RT-PCR e 6.637.134 do sorológico.

Desde segunda-feira (24), o país passou a contar com mais uma unidade para diagnóstico da doença – Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 da Fiocruz, no Ceará. No local podem ser processados até 10 mil testes moleculares por dia.

Medicamentos
Nesta semana, o Ministério da Saúde apresentou ações para evitar o desabastecimento em estados e municípios de medicamentos necessários ao tratamento de pacientes graves da Covid-19. Fazem parte das iniciativas para equalizar os estoques:

– A requisição de medicamentos no Uruguai, que abasteceu as regiões do sul e parte do estado do Mato Grosso do Sul.

– A realização de pregão eletrônico para dar celeridade na aquisição e equidade nos preços dos produtos;

– Para alinhar as estratégias de vendas e distribuição dos medicamentos, o Ministério da Saúde também está informando semanalmente as indústrias sobre o consumo médio de medicamentos por estado.

Ela venceu a Covid-19
Uma das pessoas que venceu a doença e tem história para contar é Conceição da Silva Cardoso, de 87 anos. Moradora do Distrito Federal, ela ficou internada 12 dias e contou que lutou dia a dia para voltar ao encontro da família. “Essa doença não é brincadeira”, disse. “Graças a Deus, estou saindo dessa”.

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de abril, respectivamente, para aproveitar o...

Confronto e morte em Valéria

No final da tarde deste domingo (28/04), um grupo de criminosos trocou tiros com policiais militares da 31ª CIPM e um dos suspeitos foi...

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de...
Fundação Jose Silveira

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de...

Confronto e morte em Valéria

No final da tarde deste domingo (28/04), um grupo de criminosos trocou tiros com policiais militares da 31ª CIPM...

Seis alimentos que ajudam a controlar o açúcar no sangue

Manter os níveis de açúcar no sangue sob controle é essencial para a saúde de todos, especialmente para pessoas...

Ex-prefeito de Caculé passa mal durante evento político e não resiste

Faleceu neste domingo (28/04), aos 85 anos, o ex-prefeito de Caculé por dois mandatos, Vitor Hugo Figueiredo dos Santos....