Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Hemóvel tem atendimento estendido no HGRS até esta sexta para coleta de sangue

A ação de emergência para elevação dos estoques de sangue da Hemoba no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) foi estendida até esta sexta-feira (28). O serviço está acontecendo na entrada principal da unidade de saúde, com atendimento das 8h às 17h, desde a última terça-feira (25), com coleta de 78 bolsas de sangue até o momento.

O diretor geral da Hemoba Fernando Araújo lembra que o projeto é uma parceria entre o Roberto Santos e a Fundação Hemoba e envolve todos os profissionais de saúde das unidades com o objetivo de orientar os familiares dos pacientes e a comunidade do entorno do hospital para doação de sangue. “Mesmo durante a pandemia, os profissionais da unidade seguem atendendo uma alta demanda de urgência e emergência, de cirurgias de alta complexidade e isso vem exigindo da gente a liberação de mais bolsas de sangue”, explicou.

Para a coordenadora de coleta e captação Iara Matos a campanha atendeu praticamente 100% da meta esperada. “O resultado foi muito bom! Agradecemos todo o empenho do Hospital em acolher a fundação Hemoba, o Hemóvel e seus colaboradores. Por isso parabenizamos todo corpo técnico do Roberto Santos que tocou esse projeto com a gente”.

O uso da unidade móvel para facilitar o acesso dos doadores é uma das estratégias durante a pandemia para melhoria do nível do estoque e garantia de bolsas de sangue para as unidades de urgência e emergência, como é o caso do Roberto Santos. Atualmente o hospital precisa de uma média de 50 bolsas de sangue por dia para atender demandas de cirurgias, hemodiálises, urgências e emergências, mas realiza procedimentos com menos de 1/5 deste número.

A doadora Laís Santana aproveitou a oportunidade para realizar sua segunda doação do ano. “Eu estava esperando completar os três meses da última doação e fiquei muito feliz que coincidiu do tempo ser justo quando trouxeram o Hemóvel para perto de minha casa”, conta voluntária, que contribui com os bancos de sangue do Hemocentro há pelos menos 4 anos.

Os candidatos à doação podem agendar o atendimento através do número (71) 3117-7788 ou aguardar por ordem de chegada na triagem da unidade móvel.

Recomendações

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento oficial com foto, válido em todo o território nacional.

A Hemoba também atende na sua sede, na Vasco da Gama, no posto de coleta da praça de serviços do Salvador Shopping, no G1, e no Hospital do Subúrbio.

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de abril, respectivamente, para aproveitar o...

Confronto e morte em Valéria

No final da tarde deste domingo (28/04), um grupo de criminosos trocou tiros com policiais militares da 31ª CIPM e um dos suspeitos foi...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de...
Fundação Jose Silveira

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de...

Confronto e morte em Valéria

No final da tarde deste domingo (28/04), um grupo de criminosos trocou tiros com policiais militares da 31ª CIPM...

Seis alimentos que ajudam a controlar o açúcar no sangue

Manter os níveis de açúcar no sangue sob controle é essencial para a saúde de todos, especialmente para pessoas...

Ex-prefeito de Caculé passa mal durante evento político e não resiste

Faleceu neste domingo (28/04), aos 85 anos, o ex-prefeito de Caculé por dois mandatos, Vitor Hugo Figueiredo dos Santos....