Terceira edição do Feagri será dias 30 e 31 de março em Salvador

Reunindo secretários e gestores da agropecuária de municípios da Bahia, o Feagri tem sua terceira edição dias 30 e 31 de março, no Centro de Convenções Salvador (Boca do Rio). O encontro traz programação focada na discussão das potencialidades da agropecuária para o desenvolvimento sustentável das regiões e na instrumentalização de secretários municipais e técnicos para que se tornem aptos a realizar projetos que tragam recursos às suas cidades, provindos de fontes variadas de estímulo à área.

Pelo segundo ano, o Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri) acontece em paralelo à Origem Week, que é uma feira de negócios do setor agropecuário, com programação entre os dias 30 de março e 2 de abril. E, pela primeira vez, o Feagri (iniciativa da Seagri) soma programação com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) em um evento guarda-chuva amplo e dedicado à produção do campo, batizado de Encontro Baiano de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome. Da parte da SDR, a sua programação seguirá também em realização paralela denominada SDR Participativa: Balanço e Perspectivas das Políticas Rurais na Bahia.

Para esta edição, o Feagri traz à discussão temas como o Garantia Safra; o Programa Bahia Sem Fome; as ações da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag); dentre outras temáticas.

Sobre o Feagri

O Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri) foi criado e é coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri). Vem construindo sua história viabilizando e incentivando municípios nas ações de formação e capacitação em gestão e em políticas públicas dos setores ligados aos negócios do campo.

O Feagri fomenta parcerias institucionais entre municípios, órgãos estaduais e demais instâncias da sociedade que tenham trabalhos sérios e referendados no setor. Outro objetivo da iniciativa é fortalecer a participação da sociedade civil e do controle social por meio da criação de Conselhos Municipais específicos que tratem da agricultura, da pecuária, da irrigação, da pesca e da aquicultura, dentre outras ações.

A iniciativa visa estimular o desenvolvimento dos setores agropecuário e agroindustrial, sempre tendo em vista a ampliação da sustentabilidade ambiental, a integração das cadeias produtivas, o crescimento econômico e social. Dessa forma, busca-se incrementar a geração de emprego e renda nas diversas cadeias produtivas do agronegócio baiano.

Sobre o Origem Week

O Feagri e o SDR Participativa: Balanço e Perspectivas das Políticas Rurais na Bahia formam, este ano, o Encontro Baiano de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome. Duas programações de grande importância para a agropecuária baiana que se realizam em paralelo e em espaço contíguo ao ocupado pelo Origem Week – Feira de Origem e Negócios, no Centro de Convenções de Salvador, no bairro da Boca do Rio. Ano passado, o Origem Week movimentou quase R$ 2 milhões em negócios realizados na capital baiana e volta, agora em 2023, a reunir boas opções em produtos gourmet, artesanais e da agricultura familiar, com expositores e representantes das principais marcas e produtores.

Segundo os organizadores, a proposta do Origem Week 2023 é ocupar todo pavilhão de feiras do Centro de Convenções com os mais diversos produtos, lançamentos e ter a presença de chefs, empreendedores, produtores, atacadistas, varejistas, especialistas em gastronomia e consumidores em geral, de delícias como queijos baianos premiados, vinhos, chocolates, cacau, doces, cafés, charutos, e muitos mais, fortalecendo os setores econômicos mais promissores, na atualidade, pelo perfil de produção e exigência no consumo.

O Origem Week 2023 é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceira com o Governo da Bahia, através da Setur, SDE, SDR, Sema, Setre e Seagri.

Clientes da Caixa podem dar imóvel em financiamento como garantia

Os clientes pessoas físicas da Caixa Econômica Federal com financiamento imobiliário ativo podem oferecer o imóvel como garantia em operações de crédito com livre...

Carreta desgovernada derruba poste de energia em Itinga

Uma carreta desgovernada causou um acidente na tarde deste sábado (19/07), no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas. O veículo perdeu o freio...
Fundação Jose Silveira

Clientes da Caixa podem dar imóvel em financiamento como garantia

Os clientes pessoas físicas da Caixa Econômica Federal com financiamento imobiliário ativo podem oferecer o imóvel como garantia em...

Clientes da Caixa podem dar imóvel em financiamento como garantia

Os clientes pessoas físicas da Caixa Econômica Federal com financiamento imobiliário ativo podem oferecer o imóvel como garantia em...

Carreta desgovernada derruba poste de energia em Itinga

Uma carreta desgovernada causou um acidente na tarde deste sábado (19/07), no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas....

Jovem quebra coluna, crânio e esterno ao tentar recorde de mergulho mortal de 42,5m na Austrália

Vali Graham, de 21 anos, ficou gravemente ferido após tentar bater um recorde mundial de mergulho mortal nas Cataratas...

DEU SORTE, VIU! Líder do CV de Eunápolis preso costumava se exibir com armas

O trabalho integrado de inteligência das Forças Estaduais (SSP, SEAP, PM e PC) e Federais (PF e PRF) da...