Dourar a pílula não resolve os problemas da segurança na Bahia

“Perigo é se encontrar perdido
Deixar sem ter sido
Não olhar, não ver”
(Deus me proteja, de Chico César)

Não era para ser assim. Não devia ser assim. Mas é a única explicação que encontro. Pode ser resumida em uma frase, curta e grossa: andam mentindo para o governador. Ou, usando uma outra construção, menos incisiva, para não melindrar ninguém com termos tão duros: andam a dourar a pílula quando prestam informações a sua excelência sobre a situação da segurança pública no território baiano.

Afinal, não sendo essa a explicação, digam-me que outra razão levaria o governador Jerônimo Rodrigues a declarar, em alto e bom som, que os indicadores da área “não são ruins”, como ele fez na semana passada, durante entrevista à imprensa?

Como não os considerar ruins se, na comparação com os outros estados, no ranqueamento nacional da segurança pública, a Bahia ocupa sempre as últimas posições, quaisquer que sejam os indicadores? Uma incomoda e vergonhosa posição que, a bem da verdade, não é de agora, perdura há vários anos, para desdita nossa.

Dizem que Dom Pedro II costumava perambular à noite, disfarçado, pelas ruas do Rio de Janeiro, então capital do Império, para ouvir o que o povo dizia dele e de sua gestão. Poderia ser um exemplo a ser seguido pelo governador baiano para saber a quantas anda a sensação de segurança – ou de insegurança – da população de Salvador. Certamente sairia com um quadro mais real da situação.

Não é recomendável, porém, que o faça. E por um motivo simples: não é seguro andar pelas ruas da cidade de dia, quanto mais à noite, como bem sabe o vice-governador Geraldo Júnior.

O vice confirmou recentemente que conta com uma tropa de 33 policiais militares cuidando de sua segurança pessoal e disse, certamente em tom de blague, que tal efetivo era pequeno diante do tamanho da missão e que pensava em convocar mais 40 homens para a perigosa tarefa.
Pelo dito – e sobretudo pelo que podemos imaginar –, o vice-governador, que não se cansa de dizer que divide com Jerônimo a governação da Bahia, também tem medo de andar sozinho por onde anda, como acontece com a maioria dos baianos.

Há que se destacar ainda que aqueles que douram a pílula para o governador são os mesmos que o levam a dizer que a culpa pela sensação de insegurança que ronda os lares baianos é da imprensa, que age de má fé ao noticiar as ocorrências dessa área. Para eles, a segurança – ou sua falta – é uma questão de comunicação, que deve ser resolvida com maior carga de propaganda.

Por essa lógica, caso os jornais, as emissoras de rádio e televisão, os sites de notícias, toda a imprensa, suspendessem suas atividades por um dia, os homicídios, os feminicídios, os latrocínios, as agressões, os assaltos, os roubos, os furtos… toda a atividade criminosa enfim também cessaria por 24 horas.

Mas nem tentem. Já vi esse filme. E o artista, digo, o povo, morre no final, junto com a democracia.

Débora Regis anuncia retomada da obra de creche abandonada por Moema no Jardim Castelão

A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), anunciou nesta segunda que vai retomar as obras da creche do Jardim Castelão, cujas...

ACIDENTE: Trabalhador morre após ser atingido por viga de concreto em Santo Estêvão

Um trabalhador de 34 anos morreu após ser atingido por uma viga de concreto durante uma obra no município de Santo Estêvão, no Centro-Norte...
Fundação Jose Silveira

Débora Regis anuncia retomada da obra de creche abandonada por Moema no Jardim Castelão

A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), anunciou nesta segunda que vai retomar as obras da...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Débora Regis anuncia retomada da obra de creche abandonada por Moema no Jardim Castelão

A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), anunciou nesta segunda que vai retomar as obras da...

ACIDENTE: Trabalhador morre após ser atingido por viga de concreto em Santo Estêvão

Um trabalhador de 34 anos morreu após ser atingido por uma viga de concreto durante uma obra no município...

Barreiras recebe novos investimentos do Governo do Estado em educação, saúde e segurança

A educação em Barreiras vive um novo momento. Nesta segunda-feira (28), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do prefeito Otoniel...

PORTO SEGURO: Dois homens são presos com drogas em Arraial d’Ajuda e Trancoso

Policiais militares do 8º Batalhão prenderam dois homens e apreenderam entorpecentes durante ações distintas realizadas na manhã desta segunda-feira...