Justiça suspende atividades do Instituto Lula

O juiz Ricardo Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, determinou nesta terça-feira a suspensão das atividades do Instituto Lula na ação penal em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acusado de tentar atrapalhar as investigações da Lava Jato.

O juiz tomou a medida cautelar porque entendeu que a entidade estava sendo usada para a “perpetração de vários ilícitos criminais”. “Assim, em relação ao acusado Luís Inácio Lula da Silva, verifico pelo teor de seu depoimento que o Instituto Lula, mesmo que desenvolva projetos de intuito social, possa ter sido instrumento ou pelo menos local de encontro para a perpetração de vários ilícitos criminais”, escreveu o magistrado em decisão proferida na última sexta-feira, mas só publicada hoje.

Na decisão, o magistrado usou declarações do próprio petista feitas durante interrogatório do dia 14 de março. No depoimento, Lula afirmou que não existia burocracia na instituição e que tratava ali de diversos temas que não tinham necessariamente relação com o trabalho principal da entidade. Num dado momento, ele até brincou, dizendo que o apelido da entidade era “Posto Ipiranga”. “Não era por causa do Instituto, era do personagem. Tem problema em tal? Vai no posto Ipiranga”, explicou ele.

“Como o próprio acusado mencionou que no local se discutia vários assuntos, e há vários depoimentos que imputam pelo menos a instigação de desvios de comportamentos que violam a lei penal, a prudência e a cautela recomendam a paralisação de suas atividades. Há indícios abundantes de que se tratava de local com grande influência no cenário político do país, e que possíveis tratativas ali entabuladas fizeram eclodir várias linhas investigativas”.

No mesmo processo, também são réus o ex-senador Delcídio do Amaral, o pecuarista José Carlos Bumlai e o seu filho Maurício, o banqueiro André Esteves, o advogado Edson de Siqueira Ribeiro Filho e o ex-assessor de Delcídio Diogo Rodrigues. Lula é suspeito de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que na época negociava um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.

SUCESSO! “Carro de luxo aquático” viraliza na CBX e já pode ser alugado

Um carro navegando pelas águas da Praia da Ribeira, na Cidade Baixa de Salvador, surpreendeu banhistas neste fim de semana e viralizou nas redes...

ENROLADO EM UM LENÇOL: Homem é encontrado morto na Avenida 29 de Março

A 2ª Delegacia de Homicídios investiga a morte de um homem, ainda sem identificação formal, que teve o corpo localizado na tarde de domingo...
Fundação Jose Silveira

SUCESSO! “Carro de luxo aquático” viraliza na CBX e já pode ser alugado

Um carro navegando pelas águas da Praia da Ribeira, na Cidade Baixa de Salvador, surpreendeu banhistas neste fim de...
Prefeitura Vitoria da Conquista

SUCESSO! “Carro de luxo aquático” viraliza na CBX e já pode ser alugado

Um carro navegando pelas águas da Praia da Ribeira, na Cidade Baixa de Salvador, surpreendeu banhistas neste fim de...

ENROLADO EM UM LENÇOL: Homem é encontrado morto na Avenida 29 de Março

A 2ª Delegacia de Homicídios investiga a morte de um homem, ainda sem identificação formal, que teve o corpo...

Pais com filhos em idade escolar poderão tirar férias no mesmo período das crianças

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 362/2025, que garante prioridade para...

Simm e SineBahia divulgam vagas de emprego nesta segunda-feira (21) em Salvador e RMS

O Simm Salvador e o SineBahia abriram novas oportunidades de emprego nesta segunda-feira (21), com vagas disponíveis em Salvador...