Produção de etanol anidro cresce 73,5% no Brasil, aponta BME

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, nesta segunda-feira (31/07), o Boletim Mensal de Energia de abril de 2023. Um dos destaques do documento foi o aumento de 73,5% na produção do etanol anidro no mês referente. O crescimento da produção do biocombustível, segundo a publicação, é resultado do melhor ritmo de produção da safra de cana-de-açúcar.

O Boletim Mensal de Energia é um produto do Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética (DIEE), da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME). Outro destaque apresentado foi a excelente participação de renováveis na Oferta Interna de Energia (OIE) e na Oferta Interna de Energia Elétrica (OIEE).

Devido às condições pluviométricas favoráveis e ao crescimento da oferta de energia renovável, a renovabilidade da OIE foi estimada em 48,6% e a da OIEE em 90,1%, no acumulado até abril deste ano. O gráfico a seguir apresenta a variação da OIEE de 2001 a 2023. Mostra que, neste ano, estamos no patamar mais alto do século. O incremento da geração elétrica renovável tem contribuído para a redução da utilização de termelétricas a carvão, a gás natural e por derivados de petróleo.

- Produção de etanol anidro cresce 73,5% no Brasil, aponta BME

Figura 1: Percentual de renováveis na Matriz Elétrica, acumulado dos quatro primeiros meses de 2023 comparado com as médias anuais desde 2001. 

A Geração Distribuída (GD) fotovoltaica manteve a sua importância no crescimento da matriz elétrica. Registrou um crescimento de 97,3% em capacidade instalada, em relação a abril de 2022. A figura a seguir demonstra o aumento da capacidade instalada solar.

- Produção de etanol anidro cresce 73,5% no Brasil, aponta BME

Figura 2: Capacidade instalada Solar Fotovoltaica entre janeiro de 2021 e março de 2023

Exportações

Dados do 4º Levantamento sobre a safra 2022/23, divulgado em abril pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontou um aumento nas exportações de etanol. Segundo a Companhia, a melhora nas exportações ocorreu devido, entre outros fatores, à redução na oferta internacional de petróleo e a causas relacionadas à demanda mundial por combustíveis, principalmente na Europa. Segundo dados compilados de diversas fontes (BP, 2022; Worldstats, 2021; WE, 2019, IEA, 2019, ADIMB, 2018, ANP, 2022, MME, 2020; Word Mining Congress, 2022), o Brasil é o segundo maior produtor e consumidor mundial de biocombustíveis, o que contribui para o cumprimento de compromissos ambientais assumidos e para o desenvolvimento sustentável de nosso país.

IPVA com desconto de 8% termina segunda-feira (30) para veículos com final de placa 8

Termina na próxima segunda-feira (30) o prazo para os donos de veículos com placas de final 8 quitarem a cota única do IPVA com...

SEGURANÇA: PM vai empregar quase 2 mil policiais no 2 de Julho em Salvador

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) vai empregar 1.969 policiais militares nas comemorações da Independência da Bahia, celebrada nesta quarta-feira (2). O efetivo está...

IPVA com desconto de 8% termina segunda-feira (30) para veículos com final de placa 8

Termina na próxima segunda-feira (30) o prazo para os donos de veículos com placas de final 8 quitarem a...
Fundação Jose Silveira

IPVA com desconto de 8% termina segunda-feira (30) para veículos com final de placa 8

Termina na próxima segunda-feira (30) o prazo para os donos de veículos com placas de final 8 quitarem a...

SEGURANÇA: PM vai empregar quase 2 mil policiais no 2 de Julho em Salvador

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) vai empregar 1.969 policiais militares nas comemorações da Independência da Bahia, celebrada nesta...

Audiências públicas da Câmara de Salvador reúnem mais de 200 participantes para discutir o turismo de Salvador

Mais de 200 pessoas envolvidas no desenvolvimento do turismo de Salvador, entre gestores, empresários, trabalhadores e sociedade civil, participaram...

Brasil tem saldo positivo de 148,9 mil empregos com carteira assinada

O Brasil fechou o mês de maio com saldo positivo de 148.992 postos de trabalho com carteira assinada. O...