Washington Quaquá segue receita de Lula e sinaliza clima de guerra nas eleições municipais

“É um tempo de guerra
É um tempo sem sol
Sem sol, sem sol, tem dó!
(Eu Vivo Num Tempo de Guerra, de
Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri)

Era pra ser só festa. Depois de quatro décadas peregrinando pelas gavetas do Congresso, finalmente a tão falada reforma tributária saiu do papel e virou lei, promulgada nesta quarta-feira, 20, em sessão no plenário da Câmara dos Deputados com as presenças dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

“Guardem essa foto e se lembrem que, contra ou a favor, vocês contribuíram para que esse país, na primeira vez no regime democrático, aprovasse uma reforma tributária a contento da nação brasileira”, disse Lula, ao discursar, referindo-se ao momento em que ele, Rodrigo Pacheco e o presidente da Câmara, Arthur Lira, posaram exibindo a cópia da promulgada emenda à Constituição que altera o sistema tributário do país a partir de 2026.

Não estava errado, o presidente. É, de fato, uma foto histórica. Mas o que ganhou as redes sociais nos dias que se seguiram foram outras imagens daquela sessão do Congresso Nacional. Nelas, o deputado Washington Quaquá (RJ), um dos vice-presidentes nacionais do PT, aparece desferindo um sonoro tapa no rosto do também deputado Messias Donato (Republicanos-ES).

O entrevero ocorreu em meio à disputa de claques que se estabeleceu após a entrada de Lula no recinto. De um lado, partidários do presidente gritavam “Lula, guerreiro, do povo brasileiro” e cantavam o tradicional “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”. Do outro parlamentares oposicionistas replicavam: “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.

Quaquá foi tirar satisfação dos colegas bolsonaristas. Dirigiu-se ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), a quem chamou de “viadinho”, dizendo que iria representar contra ele no Conselho de Ética. Foi repelido por Donato, que segurou em seu braço e recebeu uma bofetada no rosto.

“Dei uma, dou duas e dou três, não tem problema nenhum”, admitiu Quaquá, mais tarde, alegando que foi empurrado pelo colega. “Se me agredirem, eu agrido eles. A esquerda é muito passiva com a violência da direita. Comigo a porrada canta”, acrescentou.

A reação do vice-presidente do PT é um indicativo do clima que se deve esperar nas próximas eleições municipais, ao menos nas grandes cidades. No início deste mês, o próprio presidente Lula estimulou a militância do partido a nacionalizar a disputa nas eleições municipais de 2024, repetindo a fórmula do “nós contra eles” usada na eleição presidencial de 2022.

Em discurso na Conferência Eleitoral do PT, realizada em Brasília, no dia 8 passado, Lula disse que a polarização entre ele e o ex-presidente Jair Bolsonaro deve permanecer no embate eleitoral do próximo ano e pediu que os petistas encarem a oposição:
“Não pode aceitar provocações, nem ficar com medo.

Não pode enfiar o rabo no meio das pernas. Quando o cachorro late para a gente, a gente não baixa a cabeça, a gente late para ele também”, ensinou, dando o tom de como os petistas devem se comportar frente aos adversários.

O deputado Washington Quaquá apenas seguiu a receita.

Avizinha-se um tempo de guerra. Sem sol e sem dó.

SUSTO: Ônibus das bandas Djavú e Bonde do Forró pega fogo durante viagem

No início da tarde deste sábado (26), um dos ônibus que transportava integrantes e equipe das bandas Djavú e Bonde do Forró pegou fogo...

CASO DE POLÍCIA: Cliente registra boletim após entregador de aplicativo supostamente furtar 13 morangos do amor

Na última quinta-feira (24), a contadora Fabiola Ancleto registrou um boletim de ocorrência após denunciar o suposto furto de 13 morangos do amor feitos...
Fundação Jose Silveira

SUSTO: Ônibus das bandas Djavú e Bonde do Forró pega fogo durante viagem

No início da tarde deste sábado (26), um dos ônibus que transportava integrantes e equipe das bandas Djavú e...

SUSTO: Ônibus das bandas Djavú e Bonde do Forró pega fogo durante viagem

No início da tarde deste sábado (26), um dos ônibus que transportava integrantes e equipe das bandas Djavú e...

CASO DE POLÍCIA: Cliente registra boletim após entregador de aplicativo supostamente furtar 13 morangos do amor

Na última quinta-feira (24), a contadora Fabiola Ancleto registrou um boletim de ocorrência após denunciar o suposto furto de...

REGIME FECHADO: Advogado condenado por roubo é preso ao tentar enganar policiais com nome falso em Itapuã

Um homem identificado como Robertson Rodrigues da Silva, condenado por roubo majorado, foi preso na manhã deste domingo (27),...

EXTREMO SUL DA BAHIA: Polícia encontra drogas enterradas em área de mata em Eunápolis

A Polícia Civil divulgou imagens que mostram o cerco montado na cidade de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia,...