TRANSFOBIA? Jovem ganha concurso de princesa do carnaval de Lauro de Freitas e é desclassificada logo depois

A laurofreitense Victória Beatriz viu um sonho ser alcançado e destruído logo depois. Ela passou pelas seletivas de rainha do Carnaval de Lauro Freitas, na região metropolitana de Salvador, e ficou em 2º lugar, o que resultou num convite para ser princesa. Porém, o reinado durou pouco: por ser uma mulher trans, a Associação Carnavalesca da cidade decidiu não entregar o prêmio a ela.

O concurso, ocorrido no último dia 20, era para eleiger Rei Momo, rainha e princesas. Como a coroação de princesa não tinha sido planejada, ela não recebeu a faixa e a coroa no mesmo dia, mas já tinha sido colocada grupo do whatsapp do “reinado”. “No sábado eu teve um bloco em Villas do Atlântico e eu já participei  junto com o rei e a rainha, foi muito bom e divertido”, lembra.

Porém, neste domingo (28/01), um dia antes do Dia da Visibilidade Trans, o organizador disse que a candidatura não foi aceita pela comissão. “Ele me fez a proposta de que eu fosse princesa no bloco ‘As poderosas’, um bloco tradicional de homens vestidos de mulher. Eu não aceitei, disse: ‘Não quero ser princesa de um bloco de gente que se veste de mulher, eu sou mulher'”, defendeu.

“Ser princesa do Carnaval não é só estar representando um bloco e sim representando a cidade, participando de todos os blocos! Vamos parar para pensar, se fosse uma mulher com vagina será que a comissão aprovaria para ser a princesa do Carnaval? Ou será que é porque eu sou trans, e eles não estão acostumados a ver nossos corpos ocupando esses espaços?”, reclamou.

Vitória argumenta ainda que haviam outras mulheres trans concorrendo, o que significa que isso nunca tinha sido empedimento. “Eu competi com mulheres cis é venci”, afirma.

Ela chegou a postar parte do seu desfile, comemorando o título. “Estou aqui representando a cada mulher que por muitas vezes é invisibilizada, impedida, violentada estruturalmente pela sociedade, mas que ainda assim tem dentro de si um sonho, e é com sua força de vontade que um dia irá realizar”, escreveu.

“Sim, somos capazes, vamos a luta pois já somos vitoriosas só pelo simples fato de existir. Me chamo Victoria Beatriz e meu sobrenome é RESISTENCIA!”, finalizou.

Após reclamar no stories da sua ‘desclassificação’, diversas pessoas apoiaram a mulher repostando o vídeo e enviando ao Departamento LGBT da cidade, ligado a Secretaria de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR). Em nota, a pasta informou que já tomou conhecimento e está averiguando a situação.

“Estamos a disposição para acolher e orientar Victória Beatriz, bem como, acompanhar e apurar os fatos. Pedimos um esclarecimento, por parte da Associação Carnavalesca de Lauro de Freitas, bem como um posicionamento sobre o concurso do carnaval 2024, referente a Princesa do Carnaval de Lauro de Freitas”, diz o comunicado.

Victória disse que o secretário de Cultura entrou em contato com ela e disse que iria tomar providências, mas não disse quais providencias seriam essas. Ela, agora, só espera continuar a viver seu reinado no carnaval.

 

ATUALIZAÇÃO

Após a publicação desta matéria, o presidente da Associação Carnavalesca e Cultural de Lauro de Freitas enviou uma carta aberta à Victória. Confira:

“Reporto-me à sociedade laurofreitense, no sentido de esclarecer e sanar as dúvidas referentes aos fatos ocorridos na última eleição para a escolha do Rei Momo e da rainha do carnaval de Lauro de Freitas. Fatos esses que estão se tornando público e que merecem a devida atenção de todxs.

Antes de tudo, porém, é importante salientar que o concurso do rei Momo e da rainha do carnaval é realizado há mais de dez anos pela associação carnavalesca e cultural de Lauro de Freitas e segue os critérios definidos pela comissão executiva que coordena o evento.

Neste ano de 2024, assim como nos anteriores, o processo de escolha seguiu protocolos. E escolheu no dia 24/01 a dupla que comandará a folia na cidade.

Acontece que de forma unilateral e com a boa intenção de contemplar a diversidade contida no carnaval, me comprometi com a candidata Vitória Beatriz.

Essa nomeação, contudo, não foi respaldada pela comissão executiva que organiza um concurso baseado nos critérios e regimento interno, e que não encontrou base legal para conceder o título de princesa à Vitória Beatriz. Assumo publicamente a inteira responsabilidade de ter, de forma precipitada, me comprometido com a modelo Vitória Beatriz, ao tempo que com a devida disciplina, a decisão da comissão executiva. Peço desculpas a modelo Vitória pela exposição e pela frustração do sonho, mas reitero que minha atitude foi pautada na vontade de acertar, de potencializar e de afirmar a diversidade e a pluralidade existente na festa de Momo.

Seguirei lutando, sempre respeitando as regras do jogo e sempre buscando pautar a luta dos que buscam por direito, dignidade e representatividade. Esse é o compromisso de minha vida, o motivo da minha existência.

Lourenço Alves de Oliveira Júnior
Presidente da Associação Carnavalesca e Cultural de Lauro de Freitas”

Funcionário de bar morto por traficantes do Comando Vermelho em Cajazeiras

Na madrugada deste domingo (25), um homem identificado pelo prenome de Davi foi morto a tiros na Rua Engenheiro Raymundo Carlos Nery, no bairro...

Sinais de alerta: veja como o excesso de açúcar pode afetar sua saúde

O açúcar é uma importante fonte de energia para o corpo humano, especialmente para o cérebro. No entanto, quando consumido em excesso — algo...
Pefeitura Municipal de Salvador

Funcionário de bar morto por traficantes do Comando Vermelho em Cajazeiras

Na madrugada deste domingo (25), um homem identificado pelo prenome de Davi foi morto a tiros na Rua Engenheiro...
Fundação Jose Silveira

Jovem desaparece após acidente seguido de agressão em Jardim das Margaridas

Um jovem identificado como Manassés Marranain Lima de Jesus, de 22 anos, está desaparecido desde a noite do dia...

Medidas do governo amenizaram inflação dos alimentos, diz Fávaro

As medidas adotadas pelo governo federal para amenizar a inflação que incide sobre alimentos no Brasil já estão apresentando...

Assinatura GOV.BR ultrapassa 75 milhões de usos com alta de 92% em 2025

O uso da Assinatura Eletrônica Avançada GOV.BR teve um crescimento de 92% em 2025 . Entre janeiro e maio...

Ação da PM apreende drogas e frustra esconderijo de foragido da Justiça em Esplanada

Uma ação da Companhia Independente de Policiamento Especializado Litoral Norte (CIPE-LN) resultou na apreensão de grande quantidade de drogas...