A Festa de Iemanjá, uma das mais tradicionais de Bahia, é realizada neste 2 de fevereiro, no Rio Vermelho, em Salvador, e atrai milhares de turistas e baianos. No local, são realizados os festejos a Rainha do Mar.
O presente principal para a Rainha do Mar saiu do terreiro de Ilê Oxumarê, na Avenida Vasco da Gama, por volta das 4h30, em direção a Colônia de Pescadores, na orla do Rio Vermelho. A festa se estende até o final da tarde, quando os presentes são levados em procissão marítima até o fundo do mar.
A Festa de Iemanjá é considerada um patrimônio cultural do estado da Bahia, sendo realizada há mais de um século em Salvador.
Segurança:
Ao todo, a festa contará com 738 profissionais das quatro Forças da Segurança Pública. A SSP também empregará o Sistema de Reconhecimento Facial e ativará o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
Cinquenta e quatro câmeras de monitoramento, sete com tecnologia de Reconhecimento Facial, e uma Plataforma Elevada de Observação estarão ativas no circuito do evento.
Além de profissionais das Polícias Militar, Civil e Técnica, Corpo de Bombeiros e Superintendências da SSP, órgãos municipais estarão no CICC.
Trânsito:
Em razão da festa, houve interdições progressivas do tráfego de veículos na região do Dique do Tororó e do Rio Vermelho. Faixa de tráfego livre estará disponível nas seguintes vias: Av. Presidente Costa e Silva (saída no estacionamento em frente a Itaipava Arena Fonte Nova), Av. Centenário (via que margeia o Dique), Av. Vasco da Gama (sentido no Bonocô, via que margeia o Dique do Tororó, chegada próximo ao Habib”s).