Reconhecida internacionalmente, a campanha Meu Corpo Não é Sua Fantasia ganhou novo capítulo na luta contra a importunação sexual e a violência contra a mulher. Na tarde de terça-feira (6), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), lançou a edição 2024 da iniciativa. Como avalia a vereadora, a cada ano a ação se consolida como um dos principais projetos em prol da segurança nos circuitos do Carnaval.
O lançamento ocorreu em frente à Câmara Municipal de Salvador e foi conduzido pela republicana, que discursou para o público presente. A vereadora Débora Santana (Avante), que também integra a comissão, esteve presente ao ato.
Em sua fala, a vereadora Ireuda Silva destacou a importância da campanha na conscientização da população sobre os limites e a integridade das mulheres durante o período festivo do Carnaval.
“Em um período como esse, o machismo impera, importunando as mulheres. Não podemos aceitar. As mulheres têm o direito de se divertir. Os homens estão lá de sunga, sem camisa, e ninguém sensualiza isso, mas as mulheres são importunadas e desrespeitadas, quando não têm seus corpos violados. Tem homens que já saem com esse objetivo. O turista já chega aqui olhando para a mulher como se ela fosse um produto na prateleira”, disse.
Ireuda também destacou a lei “Não é não”, sancionada em dezembro de 2023. A lei estabelece um protocolo de proteção às mulheres contra a importunação em eventos como shows, casas noturnas, boates, bares, restaurantes e outros locais fechados que comercializam bebidas alcoólicas. O propósito é assegurar que o público feminino não seja submetido a constrangimentos ou violências nesses ambientes.
O evento teve a participação e o apoio de diversas autoridades, a exemplo da secretária municipal de Políticas para Mulheres, Fernanda Lordelo; da diretora da pasta, Fernanda Cerqueira; da desembargadora Nágila Brito; da promotora Sara Gama; da delegada da Deam de Brotas, Bianca Torres; de lideranças, da Guarda Municipal e outros representantes do poder público.