Produção de mandioca na zona rural de Santanópolis é revitalizada e leva inovação e empoderamento para agricultora

A Associação Comunitária do Sítio Ceilão, situada na zona rural do município de Santanópolis, tem sido palco de iniciativas inovadoras visando fortalecer a economia local e capacitar mulheres na produção de derivados de mandioca. Com investimentos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a comunidade conta com uma área coletiva de mandioca com sistema de irrigação, a construção de uma moderna Unidade de Beneficiamento de Derivados de Mandioca, que promove o empoderamento feminino e a diversificação da produção agrícola na região.

O investimento na base de produção incluiu a instalação de uma área irrigada e uma cisterna, viabilizando a produção de mandioca. Para Suzana Silva, uma das beneficiárias, os investimentos representam um novo fôlego para a comunidade. “Foi um incentivo para as pessoas que deixaram de plantar, porque era uma região que a gente plantava muito e os que plantavam estavam desmotivados e pararam de plantar”.

Producao de mandioca na zona rural de Santanopolis e revitalizada e leva inovacao e empoderamento para agricultora1
Foto: Ascom CAR

Modernização da Produção
Além disso, antes, a comunidade contava com uma casa de farinha defasada, com prensa manual. Com os novos investimentos, agora dispõem de uma moderna unidade de beneficiamento, equipada com tecnologia de última geração, onde é processada a mandioca proveniente de toda a região.

A agroindústria também conta com uma cozinha comunitária, onde as mulheres da comunidade preparam diversos produtos derivados da mandioca, como sequilhos, bolos, pães e farinha, que são destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e mercado local.

Maria José Barbosa ressalta a valorização da cultura da mandioca. “Essa agroindústria veio para trazer valorização à mandioca. Antes, a gente não queria plantar porque não tinha onde fazer a farinha. Nossa casa de farinha era antiga e não dava possibilidades de a gente crescer. Agora, com essa agroindústria equipada, podemos fazer a farinha e todos os produtos derivados da mandioca que se pode imaginar”.

Producao de mandioca na zona rural de Santanopolis e revitalizada e leva inovacao e empoderamento para agricultora2
Foto: Ascom CAR

Capacitação: Diversificação e Empoderamento
A comunidade também foi beneficiada com uma Oficina de Processamento de Derivados da Mandioca, outro marco para a comunidade, promovida pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Durante a capacitação, as mulheres aprenderam a criar novos produtos, como petas saborizadas, biscoitos de polvilho, empadinhas de mandioca, lasanha de mandioca, panetone com mandioca, pão de queijo com mandioca, pão de mandioca, sorvete de mandioca e mousse de mandioca.

Maria Célia destaca o impacto positivo dos investimentos da CAR na comunidade. “A CAR primeiro trouxe água para nós, para a nossa plantação de mandioca. Depois veio nossa unidade de beneficiamento, que produz fécula, farinha, goma e tapioca. Essa agroindústria está trazendo para nós mulheres mais oportunidades de produzir mais e de vender nossos produtos. Com esses equipamentos e, agora, capacitadas para produzir com variedade, a gente consegue produzir várias receitas diferentes e, com isso, a gente produz mais, pega mais encomendas, gerando renda extra para manter nossas famílias”.

Os investimentos da CAR na comunidade Sítio Ceilão não apenas modernizaram a produção de mandioca na região, mas também capacitaram a comunidade, proporcionando novas oportunidades de geração de renda e o fortalecimento socioeconômico local.

ESCAPOU POR POUCO! Influenciador baiano Ney Lima se envolve em acidente na BR-116

O influenciador digital baiano Ney Lima, de 28 anos, esteve envolvido em um acidente de carro na noite desta quinta-feira (8), na BR-116, nas...

Inflação perde força pelo 2º mês seguido e fecha abril em 0,43%

A inflação oficial fechou abril em 0,43%, pressionada principalmente pelos preços dos alimentos e de produtos farmacêuticos. O resultado mostra desaceleração pelo segundo mês...
Pefeitura Municipal de Salvador

ESCAPOU POR POUCO! Influenciador baiano Ney Lima se envolve em acidente na BR-116

O influenciador digital baiano Ney Lima, de 28 anos, esteve envolvido em um acidente de carro na noite desta...
Prefeitura Vitoria da Conquista

ESCAPOU POR POUCO! Influenciador baiano Ney Lima se envolve em acidente na BR-116

O influenciador digital baiano Ney Lima, de 28 anos, esteve envolvido em um acidente de carro na noite desta...

Inflação perde força pelo 2º mês seguido e fecha abril em 0,43%

A inflação oficial fechou abril em 0,43%, pressionada principalmente pelos preços dos alimentos e de produtos farmacêuticos. O resultado...

Jovem assalta supermercado na Bahia para pagar dívida com “Jogo do Tigrinho”

Um jovem de 20 anos foi preso nesta quinta-feira (8), em Carinhanha, no sudoeste da Bahia, após assaltar um...

Empresário é preso com pistola e R$20 mil após espancar companheira no Lobato

Um empresário de 43 anos foi preso nesta sexta-feira (09/05), no bairro do Lobato, em Salvador, acusado de agredir...