Senado e Câmara recorrem contra suspensão parcial de emendas PIX

O Senado e a Câmara dos Deputados questionam a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, de limitar a execução das chamadas emendas PIX. Os advogados do Congresso Nacional pedem a revogação das liminares dadas pelo ministro do Supremo.

As emendas PIX são repasses do orçamento público, determinadas pelos parlamentares, com transferência direta a estados e municípios, sem qualquer indicação de destinação. Elas somam, hoje, cerca de R$ 8 bilhões.

Esse dispositivo foi criado por meio de Emenda Constitucional em 2019. Assim, para o Congresso Nacional, elas só poderiam ser questionadas caso houvesse afronta a cláusula pétrea da Constituição.

O Parlamento defende que as emendas PIX não violam a publicidade ou o controle da administração pública e que irregularidades devem ser sanadas por medidas de fiscalização.

Os advogados da Câmara e do Senado ainda apontam que as decisões do STF violam a autonomia financeira e patrimonial de estados e municípios.

Nesta quinta-feira, o ministro Flávio Dino atendeu um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e reafirmou a necessidade das emendas PIX seguirem critérios de transparência e serem rastreáveis.

Mas, autorizou de forma excepcional, a continuidade da execução dessas emendas nas hipóteses de obras em andamento e de calamidade pública.

O ministro reforçou que pode rever as determinações caso o Executivo e o Legislativo apresentem medidas concretas para corrigir falhas de transparência dessas emendas.

Flávio Dino já havia tomado outra decisão sobre o tema na semana passada, determinando ainda, nessa mesma deliberação, que o TCU e a CGU fiscalizem os repasses dessas emendas.

A liminar de Dino deve ser avaliada pelo plenário do STF em sessão virtual entre os dias 23 a 30 de agosto.

ESTAVA COM TORNOZELEIRA: Homem é morto a facadas em Itapuã

Um homem foi assassinado na manhã deste sábado (19/07) na Rua Professor Souza Brito, no bairro de Itapuã, em Salvador. Conforme apuração do Informe...

JULGAMENTO É SEGUNDA: Juiz mantém processo e prefeito de Maragogipe pode perder o mandato

O juiz José Ayres de Souza Nascimento Júnior, titular da 118ª Zona Eleitoral de Cachoeira, rejeitou as acusações de suspeição apresentadas pela defesa do...
Fundação Jose Silveira

ESTAVA COM TORNOZELEIRA: Homem é morto a facadas em Itapuã

Um homem foi assassinado na manhã deste sábado (19/07) na Rua Professor Souza Brito, no bairro de Itapuã, em...
Prefeitura Vitoria da Conquista

ESTAVA COM TORNOZELEIRA: Homem é morto a facadas em Itapuã

Um homem foi assassinado na manhã deste sábado (19/07) na Rua Professor Souza Brito, no bairro de Itapuã, em...

JULGAMENTO É SEGUNDA: Juiz mantém processo e prefeito de Maragogipe pode perder o mandato

O juiz José Ayres de Souza Nascimento Júnior, titular da 118ª Zona Eleitoral de Cachoeira, rejeitou as acusações de...

Prefeitura de Lauro de Freitas notifica EMBASA por má qualidade da água em prédios públicos

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), notificou oficialmente a Empresa Baiana...

Associação pede inclusão de sites dos EUA em lista de pirataria

A Associação Americana de Vestuário e Calçados (Aafa) pediu ao representante de comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, que...