Candidata a prefeita de Retirolândia, a vereadora Nayara de Dió (PT) afirmou ao Informe Baiano que não se sente à vontade para responder se é preta ou branca. A declaração ocorreu após o IB questionar Nayara sobre sua cor, pois, enquanto na eleição de 2020 ela se declarou como branca, neste ano, de acordo com o registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela se identifica como preta.
“Não me sinto à vontade para responder agora porque não fui procurada antes da veiculação da matéria”, afirmou Nayara.
O IB apurou que a petista foi intimada pela Justiça para explicar qual é sua verdadeira cor. É importante observar que as pessoas que se declaram negras ou indígenas recebem um fundo eleitoral maior. Nayara nega que essa tenha sido sua intenção ao preencher o registro.
De acordo com a candidata, não houve intenção de “mudança de cor” para obter qualquer benefício próprio. “Estamos em um momento de registro de muitas candidaturas. Acredito que o sistema tenha captado informações que não condizem com a minha realidade, como, por exemplo, dados relacionados à data de nascimento e naturalidade”, afirma Nayara.
“Eu afirmo aqui que minha assessoria jurídica solicitou a correção junto aos órgãos responsáveis”, finaliza a petista.
O IB voltou a consultar o sistema do TSE e confirma que a candidata ainda está registrada como pessoa preta.
“BRANCA” OU “PRETA”? Candidata a prefeita do PT muda de cor e gera polêmica em Retirolândia