Baleado na cabeça durante uma tentativa de assalto no bairro de Stella Maris, em Salvador, o professor e turista suíço, Cristophe Moser, 59 anos, perdeu a audição do ouvido direito. A informação foi divulgada neste domingo (18/08). A ocorrência foi no dia 8 de agosto e o suspeito foi morto em confronto com policiais militares no dia seguinte.
Uma cunhada de Cristophe relatou em entrevista à TV Bahia que o a vítima passou por uma cirurgia e se recupera em um hospital particular. Não há previsão de alta médica.
“Perante a gravidade, é um milagre ele só ter perdido a audição. Na segunda-feira, ele vai retirar os pontos (do procedimento cirúrgico). Os médicos querem dar alta, mas não sabemos ainda se será amanhã”, contou a mulher.
O turista deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na tarde da segunda-feira (12/08) e está em um quarto. “Já está comendo, falando, está se recuperando bem”, detalhou Marli Moser, esposa do turista, em entrevista à TV Bahia.
Cristophe e a soteropolitana Marli estão casados há nove anos. Esta foi a primeira vez que a vítima trouxe os três filhos para conhecer a Bahia. Apenas o casal estava no carro no momento do crime. “Tenho quase certeza que ele desceu do banco carona já atirando. Como o Cris já estava em movimento de marcha ré, só acelerou para fugir dos tiros e baixou a cabeça. O carro bateu no muro, eles atiraram mais algumas vezes e fugiram”, afirmou Marli.
“Ele fica tentando pensar em outras coisas, mas não consegue. Chamou o médico, conversou, falou que vai precisar de assistência psicológica, porque não consegue apagar esses flashs da cabeça”.
“Sinto que falhei em proteger a pessoa que amo. Vergonha por ele ter recebido um tiro na minha cidade natal, que tanto amo. Sou uma eterna turista daqui, amo e deixo de ir para qualquer lugar do mundo para vir para cá, mas estou com vergonha. Fali em proteger a imagem de Salvador, que levei para lá, porque o preconceito vai se instalar ainda mais”, desabafou.
Cristophe retornaria para casa, nos Estados Unidos, no dia que foi baleado. Ele é engenheiro elétrico, professor de cursos de doutorado e tem trabalhos reconhecidos em instituições de ensino de todo o mundo.