Um domingo sonolento: colombianos celebram o Dia da Preguiça

É domingo e Jhon Jairo Alonso e sua família estão de pijama em cima de uma cama ao ar livre, cercada de curiosos. Milhares de colombianos lutam contra o estresse relaxando no chamado “Dia Mundial da Preguiça”.

Sua cama não é a única que está na rua. Há dezenas de barracas e redes com pessoas em roupas de dormir e pantufas. Está nublado e muitos bocejam sem constrangimento.

O singular festejo é realizado desde 1985 em Itagüí. Localizado no noroeste da Colômbia, este município de mais de 200 mil habitantes é conhecido por seu parque operário e sua agitada atividade comercial.

Por isso, há 32 anos, Carlos Mario Montoya teve a ideia de comemorar a preguiça. “Quisemos chamar a atenção sobre a importância que o tempo livre e ocioso tem para uma comunidade”, comenta à AFP este homem de 65 anos, um dos organizadores do evento.

A experiência deu certo. O “Dia Mundial da Preguiça”, que por enquanto só se celebra em Itagüí, atrai cada vez mais turistas.

– Corrida de camas –

A edição deste domingo incluiu prêmios ao melhor pijama, malabarismo com travesseiros e uma corrida em camas com rodas. Em cada móvel, um preguiçoso descansava enquanto outros dois empurravam a cama em um traçado curto.

“Não nos interrompam que vamos ficar de preguiça o dia tem na nossa cama!”, adverte Alonso, em tom de brincadeira.

Este técnico ambiental de 32 anos divide os lençóis com a espora, sua mãe e um amigo em plena luz do dia. Quem quiser pode subir na “Preguiçosa”, a cama de um metro de largura por dois de comprimento que construiu para a ocasião. Ao lado, um criado mudo com um rádio em cima.

“A doença mais séria que temos agora é o estresse, o corre-corre diário”, diz Alonso. Por isso – enfatiza – “é preciso aproveitar este dia para ficar de preguiça”.

Em um relatório publicano no ano passado, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) considerou o estresse “um problema global que afeta todas as profissões e os trabalhadores tanto dos países em desenvolvimento quanto desenvolvidos”.

Na Colômbia, uma pesquisa de 2007 promovida pelo ministério da Proteção Social revelou que 24% dos homens e 28% das mulheres que trabalham consideram alto ou muito alto seu nível de estresse.

O chamado “Dia Mundial da Preguiça” busca precisamente reivindicar o direito ao descanso.

Como se fosse o Rei Momo do carnaval carioca, Julián Muñoz encarna o “Onírico Sonolento”, o mandatário do ócio e o prefeito da preguiça.

Este artista de 30 anos, que participa da celebração desde 2001, lembra que a princípio, a iniciativa buscava apenas apenas ser uma expressão cultural, mas que acabou impondo-se o lado mais ocioso do descanso: a preguiça.

“É preciso viver a vida com calma, com pausa, alcançamos os sonhos trabalhando, mas não cegando-se com o trabalho”, reflete o “Onírico”.

Paradoxalmente, o único que não descansa em Itagüí neste dia é Carlos Mario Montoya. Conforme cresce a popularidade de sua ideia, ele precisa se dedicar semanas inteiras a organizar as atividades.

“Pelo direito à preguiça, todos ao trabalho!”, conclama Montoya. Só poderá descansar na segunda-feira.

MÃE E IRMÃOS SUSPEITOS: Disputa por herança termina em crime brutal no sudoeste da Bahia

Um crime bárbaro chocou os moradores da zona rural de Encruzilhada, no sudoeste da Bahia, neste sábado (16). Gilberto da Silva, de 59 anos,...

TRAGÉDIA: Mãe e três filhas morrem após casa pegar fogo no sul da Bahia

Uma tragédia abalou a cidade de Itapebi, no sul da Bahia, na madrugada deste sábado (16). Uma mãe e seus três filhos morreram em...
Fundação Jose Silveira

MÃE E IRMÃOS SUSPEITOS: Disputa por herança termina em crime brutal no sudoeste da Bahia

Um crime bárbaro chocou os moradores da zona rural de Encruzilhada, no sudoeste da Bahia, neste sábado (16). Gilberto...

MÃE E IRMÃOS SUSPEITOS: Disputa por herança termina em crime brutal no sudoeste da Bahia

Um crime bárbaro chocou os moradores da zona rural de Encruzilhada, no sudoeste da Bahia, neste sábado (16). Gilberto...

TRAGÉDIA: Mãe e três filhas morrem após casa pegar fogo no sul da Bahia

Uma tragédia abalou a cidade de Itapebi, no sul da Bahia, na madrugada deste sábado (16). Uma mãe e...

Drogas e munições são apreendidas pela PM em Capelinha de São Caetano

Policiais militares da CIPT/Rondesp BTS apreenderam munições e entorpecentes, na tarde de sábado (16), em Capelinha de São Caetano. Os...

A GUERRA CONTINUA: Moradores do Horto registram tiroteio na madrugada no Engenho Velho da Federação; veja

O clima de tensão e insegurança permanece no bairro do Engenho Velho da Federação, por conta da disputa entre...