Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Assinatura de TAC da integração dos ônibus e do metrô é adiado a pedido do Estado

A Prefeitura de Salvador apresentou nesta terça (22) as considerações sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) sobre a integração entre ônibus e metrô. Entretanto, na reunião ocorrida agora pela manhã, na sede do MP-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), não houve avanço para a formulação e assinatura do texto final do TAC porque o Estado pediu adiamento do prazo para apresentar tanto as suas sugestões quanto o termo de referência para a contratação do estudo sobre a divisão tarifária da integração. Após a reunião do último dia 14, o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, havia se comprometido a fazer as sugestões em até 48 horas.

Diante disso, uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feia (28), conforme informado à representante do Estado presente no encontro de hoje, Luciane Rosa Croda. Também estiveram presentes na audiência desta terça-feira os secretários municipais da Casa Civil, Luiz Carreira, e da Mobilidade, Fábio Mota, e as promotoras Rita Tourinho e Cristina Seixas Graça, entre outras autoridades. O Estado deve enviar ao MP-BA, por e-mail, a documentação solicitada até a próxima sexta-feira (25).

Vale lembrar que a Prefeitura já assegurou a integração de todas as linhas de ônibus urbanos da cidade ao metrô. E o TAC só não foi assinado ainda porque o Estado solicitou o adiamento hoje. “Desde o início desse processo estamos buscando acelerar a integração. Por isso que o prefeito ACM Neto resolveu acertadamente fazer logo a integração 100% das linhas de ônibus ao metrô”, afirmou Fábio Mota.

Pelo TAC, cuja redação final depende apenas das considerações do governo, o Estado se compromete a pagar pela realização de um estudo dos valores adequados para a tarifa de integração dos sistemas metroviário e de transporte coletivo. Para agilizar o processo, essa empresa será contratada diretamente, com dispensa de licitação, e o estudo deverá ser elaborado num prazo de 60 dias a contar da assinatura do contrato com a empresa.

O documento prévio estabelece ainda a redução da alíquota do ICMS sobre o óleo diesel usado pelas empresas de ônibus coletivo de Salvador. O percentual sugerido pela Prefeitura foi de 4%. “Isso porque somos a favor que todos os cidadãos, sejam eles de Salvador ou da Região Metropolitana, tenham o direito de pegar dois ônibus e o metrô pagando uma única tarifa. Infelizmente não se avançou hoje, pois estamos preocupados com a questão dos passageiros metropolitanos, que poderão, pelo que defendemos, pegar o ônibus metropolitano, o metrô e depois o coletivo urbano pagando uma só passagem”, ressaltou Fábio Mota.

Além disso, o TAC determina a suspensão, pela Prefeitura, da cobrança das parcelas das outorgas devidas pelas empresas de ônibus ao município até a finalização do estudo sobre a tarifa de integração. Essas linhas metropolitanas, segundo o TAC, deixarão de circular dentro de Salvador após a realização do estudo sobre o custo tarifário da integração. A Prefeitura, por sua vez, fará o reordenamento das linhas urbanas, cujo processo de discussão com as comunidades teve início na semana passada.

NÃO ACEITOU O TÉRMINO: Mulher é morta a facadas pelo ex-companheiro em Ilhéus

Na manhã desta quinta-feira (02/05), a cidade de Ilhéus foi palco de um crime brutal, onde uma mulher de 25 anos, identificada como Francisnai...

Cerca de 200 pacientes são atendidos no mutirão oftalmológico em Itanagra

Foram realizadas cirurgias de catarata, pterígio e limpeza de lente no mutirão oftalmológico realizado pela Prefeitura de Itanagra, através da Secretaria Municipal de Saúde. Cerca...

NÃO ACEITOU O TÉRMINO: Mulher é morta a facadas pelo ex-companheiro em Ilhéus

Na manhã desta quinta-feira (02/05), a cidade de Ilhéus foi palco de um crime brutal, onde uma mulher de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

NÃO ACEITOU O TÉRMINO: Mulher é morta a facadas pelo ex-companheiro em Ilhéus

Na manhã desta quinta-feira (02/05), a cidade de Ilhéus foi palco de um crime brutal, onde uma mulher de...

Cerca de 200 pacientes são atendidos no mutirão oftalmológico em Itanagra

Foram realizadas cirurgias de catarata, pterígio e limpeza de lente no mutirão oftalmológico realizado pela Prefeitura de Itanagra, através...

TAPA NA CARA! Empresário acusa policial de agressão e ameaça no Shopping Cajazeiras

Na noite da última quarta-feira (1º), o empresário Rodrigo Barbosa, de 31 anos, viveu momentos de terror no Shopping...

Sobe para 13 o número de mortos após chuvas no RS

O número de mortos em decorrência dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 13 na...