Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

TIM ativa nova rede 4G na frequência de 700 MHz em Salvador e em mais doze cidades baianas

Primeira operadora a ativar a rede 4G na faixa de 700 MHz no Brasil e líder em cobertura de quarta geração no país, a TIM avança novamente e passa a utilizar a frequência em Salvador e em mais 12 cidades baianas: Juazeiro, Campo Formoso, Candeias, Condeúba, Contendas do Sincorá, Dias D’Ávila, Filadélfia, Itaparica, Licínio de Almeida, Madre de Deus, Nordestina e Urandi. A expectativa é contemplar mais 120 cidades até o final do ano no estado. Dessa forma, a empresa é também a primeira a liberar o 4G em 700 MHz em todas as capitais do Nordeste em que houve o desligamento do sinal analógico ou a liberação em razão do projeto de mitigação junto à Anatel.

“A exploração da faixa de 700 MHz é estratégica para o contínuo incremento da performance da rede de quarta geração e para o processo de digitalização do país. Com a ativação do 4G na frequência de 700 MHz, o refarming da faixa de 1.800 MHz e a introdução de novas tecnologias, como o VoLTE e ViLTE, vamos reafirmar cada vez mais nossa liderança e expandir o alcance e a qualidade da banda larga móvel no Brasil”, afirma Ageu Diniz, Gerente de Engenharia de Redes da TIM Nordeste.

A ativação do 4G na faixa de 700 MHz permite maior alcance de sinal e aumento da velocidade, o que proporciona uma melhora na experiência de uso dos clientes. Por ser uma frequência mais baixa, o alcance de cobertura pode ser quatro vezes maior comparado ao da faixa de 2600 MHz, além de proporcionar uma maior penetração nos ambientes indoor. “Em Salvador, por exemplo, esperamos aumentar nossa cobertura 4G indoor para mais de 96% de abrangência. Isto garante a qualidade na conexão de dados onde quer que o cliente esteja”, complementa Ageu.

Devido ao trabalho prévio da TIM de preparação de todos os seus equipamentos para receber a tecnologia, a empresa saiu na frente, ativando a tecnologia na nova faixa imediatamente após a liberação da ANATEL / EAD, o que representa um ganho de qualidade para seus clientes e antecipando o prazo de desligamento da TV analógica, previsto para 27 de setembro na capital baiana.

Os resultados já podem ser mensurados: em Salvador houve um crescimento de 70% do tráfego 4G em um mês, superando o trafego de dados cursado na tecnologia 3G.

Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já operam na frequência 700 MHz. As ofertas de dados da operadora se mantêm, sem qualquer reajuste de preços por conta da nova tecnologia.

A TIM adquiriu o direito de operar na frequência de 700 MHz após vencer um dos lotes do leilão de faixas promovido pela Anatel em setembro de 2014. O investimento da empresa foi de R$ 2,85 bilhões nessa aquisição.

Homem é autuado por tentativa de homicídio em Serrinha

Um homem foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio, na noite de domingo (28), no bairro de Cidade de Nova, em Serrinha. A...

Homem é preso com drogas em Paripe

Na tarde de segunda-feira (29), policiais militares da 19ª CIPM prenderam um homem com drogas na rua Fernando Presídio, Paripe em Salvador. Os policiais...

Homem é autuado por tentativa de homicídio em Serrinha

Um homem foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio, na noite de domingo (28), no bairro de Cidade...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Homem é autuado por tentativa de homicídio em Serrinha

Um homem foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio, na noite de domingo (28), no bairro de Cidade...

Homem é preso com drogas em Paripe

Na tarde de segunda-feira (29), policiais militares da 19ª CIPM prenderam um homem com drogas na rua Fernando Presídio,...

REVOLTA! Criança é espancada em escola particular de Cajazeiras e mãe aciona a polícia; entenda o caso

A Polícia Civil investiga a agressão de uma criança, ocorrida na última quinta-feira (25/04) dentro de uma escola particular...

Funcionário é preso após esfaquear colega de trabalho dentro de hospital em Teixeira de Freitas

Um homem de 40 anos foi preso em flagrante em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, por...