“Homem da roça”: morre seu Orlando, pai do deputado Angelo Coronel

Orlando Alves Martins gostava de dizer que era um “homem da roça”, de hábitos simples, que apreciava comer miolo de carneiro e, em qualquer situação – nos tempos de dureza ou de fartura – adorava receber amigos em sua casa. Faleceu na manhã desta terça-feira, em Stela Maris, Salvador, na casa de Angelo e Eleusa, aos 92 anos.

Filho de Afonso Alves Martins e Maria da Conceição Barbosa, nasceu em 15 de fevereiro de 1925, em Coração de Maria, no Recôncavo baiano, sua terra natal e morada final, onde será velado na Fazenda do Coronel e sepultado hoje (12.09), às 16h, no Cemitério local.

Fazendeiro por toda a vida, com Myrian (já falecida) gerou os filhos Genaro, casado com Rosemery; Angelo Coronel, marido de Eleusa; Delson, companheiro de Adélia; Maria Olinda, cônjuge de Ricardo; e Carlos Henrique, cuja esposa é Eunice. Mesmo com toda a rusticidade de um homem do campo, fez questão absoluta de deixar para todos os filhos uma fortuna incalculável: o conhecimento e a educação.

A um dos filhos, Angelo, colocou o apelido de “Coronel”, por causa do “pescoço empinado”, da altivez, do seu segundo rebento. A alcunha virou marca registrada do Engenheiro Civil, formado pela UFBA, que se tornou prefeito de Coração de Maria, deputado estadual por seis mandatos e atual presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.

Saboreou as delícias de ser avô ao botar no colo Fernando, Karine, Adriana, Orlando Neto, Carlinhos, Marcos, Mirian, Amanda, Louise, Giselle, Afonso Henrique, Raniere, André, Bárbara, Gesner Neto, Ângelo e Diego Coronel.

E ainda teve o prazer de assistir a sua descendência aumentar com os bisnetos Raniere, Fernanda, Maria Clara, Eduardo, Pedro Henrique, Antônio, Lucas, Davi, Angelo Coronel III, Benício e Diego.

O senador Otto Alencar, amigo da família, lamentou a perda. Veja abaixo a nota!

“Expresso meus sinceros sentimentos e pesar pelo falecimento, nesta terça-feira (12/9), do senhor Orlando Alves Martins, pai do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Angelo Coronel.

Produtor rural, homem de bem, o senhor Orlando dedicou a vida ao trabalho, a família e a educação dos filhos. Neste momento de tristeza, luto e dor, registro minha solidariedade aos familiares e amigos pela perda do ente tão querido. Que Deus lhes dê força e conforte a todos”.

ADEUS, FABIANO! Torcedor do Bahia que cantou hino durante retirada de tumor morre aos 45 anos

O empresário Fabiano Reis morreu neste sábado (19/07), aos 45 anos, após quase quatro anos de tratamento contra um glioblastoma, tipo de câncer cerebral....

Fala lenta e pausada pode ser primeiro sinal do Alzheimer; entenda

A velocidade e o ritmo com que uma pessoa fala podem revelar os primeiros sinais da doença de Alzheimer, antes mesmo que os sintomas...
Fundação Jose Silveira

ADEUS, FABIANO! Torcedor do Bahia que cantou hino durante retirada de tumor morre aos 45 anos

O empresário Fabiano Reis morreu neste sábado (19/07), aos 45 anos, após quase quatro anos de tratamento contra um...

ADEUS, FABIANO! Torcedor do Bahia que cantou hino durante retirada de tumor morre aos 45 anos

O empresário Fabiano Reis morreu neste sábado (19/07), aos 45 anos, após quase quatro anos de tratamento contra um...

Fala lenta e pausada pode ser primeiro sinal do Alzheimer; entenda

A velocidade e o ritmo com que uma pessoa fala podem revelar os primeiros sinais da doença de Alzheimer,...

Brasil derrota Turquia e segue na liderança isolada da Liga das Nações

Já classificada, antecipadamente, à fase final da Liga das Nações de vôlei masculino, a seleção brasileira se isolou na...

Hidratação no dia a dia: veja 10 dicas para manter o corpo equilibrado

A água é vital para o bom funcionamento do corpo humano. Segundo o site norte-americano Frederick Health, ela participa...