Brasil e Argentina se enfrentam pela 110ª vez nesta terça

O Brasil enfrenta a Argentina na noite desta terça-feira (25), às 21h, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, no que será o 110º clássico entre as seleções. A partida é válida pela 14ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 e contará com transmissão de múltiplas plataformas do Grupo Globo (Rede Globo, SporTV e Globoplay).

Disputado desde 1914, o duelo está entre as maiores partidas do futebol mundial. Nos 109 jogos realizados até o momento, a Seleção conquistou mais vitórias (43 contra 40 da Argentina) e, logo, balançou as redes mais vezes: são 165 gols brasileiros contra 160 tentos argentinos. As equipes empataram em 26 oportunidades.

Pelas Eliminatórias, o histórico, embora equilibrado, também aponta vantagem da Amarelinha. Em dez partidas, a equipe brasileira saiu vitoriosa em quatro, empatou três e foi superada três vezes.

Principais resultados
Pela Copa do Mundo de 1982, na Espanha, a Seleção então comandada pelo treinador Telê Santana derrotou a Argentina por 3 a 1, no Sarriá, em Barcelona, pela segunda fase. Zico, Serginho e Júnior marcaram para uma das equipes com o futebol mais vistoso da história, enquanto Ramon Diáz, hoje técnico do Corinthians, descontou.

Nas Copas Américas de 2004 e 2007, obteve resultados importantes sobre os adversários para levantar a taça da competição. Na primeira, em Lima, empatou em 2 a 2, graças a um golaço de Adriano nos acréscimos – Luisão fez o primeiro do Brasil – e venceu nos pênaltis por 4 a 2.

Já a segunda, daquela vez em Maracaibo, na Venezuela, sob o comando de Dunga, o Brasil ganhou por 3 a 0, com Júlio Baptista, Roberto Ayala (contra) e Daniel Alves.

A Amarelinha levantou a taça da Copa das Confederações de 2005 após o resultado de 4 a 1, no Waldstadion, em Frankfurt, na Alemanha. Adriano (duas vezes), Kaká e Ronaldinho Gaúcho marcaram os gols do título.

Além de nestas competições, as seleções se enfrentaram em 14 edições da Copa Roca, que posteriormente começaria a ser chamada de Superclássico das Américas, disputado pela última vez em 2014. O Brasil tem 11 títulos: 1914, 22, 45, 57, 60, 63, 71 (troféu foi dividido entre os países), 76, 2011, 12 e 14.

No mais recente, disputado em 11 de outubro de 2014, em Pequim, na China, a equipe comandada por Dunga venceu por 2 a 0. Diego Tardelli anotou os dois gol do Brasil, que contava também com Danilo, Neymar e Marquinhos.

Artilheiros
Pelé é o maior artilheiro brasileiro do confronto. O Rei do Futebol marcou oito vezes sobre a Argentina. Sua primeira bola na rede pela Seleção, inclusive, se deu em sua estreia, contra a Argentina, pela Copa Roca, no dia 7 de julho de 1957, no Maracanã, batizado à época de Estádio Municipal.

Créditos: Arquivo Nacional / Correio da Manhã

Atrás do maior jogador de futebol de todos os tempos, está Leônidas da Silva, que tem sete gols. Ronaldo marcou cinco vezes, enquanto Ademir de Menezes, Nilo, Delém e Rivaldo têm quatro tentos cada. A lista ainda conta com Zico, Paulo Cézar Caju, Adriano, Bebeto, Jairzinho e Neymar, todos com três gols.

Vitórias elásticas
Em termos de diferença de gols, a maior vitória da Seleção sobre os portenhos é o 6 a 2 pela Copa Roca, em 20 de dezembro de 1945, em São Januário, no Rio de Janeiro. Na ocasião, Ademir Menezes (2), Leônidas da Silva, Zizinho, Heleno de Freitas e Chico fizeram a festa dos mais de 30 mil torcedores presentes.

Entre outros resultados expressivos, estão a goleada por 5 a 1 pela Taça do Atlântico, no Maracanã, em 12 de julho de 1960, graças aos tentos de Pepe (2), Pelé, Chinesinho e Delém, assim como o 5 a 2, pela Copa Roca, também no Maracanã, em 16 de abril de 1963. Pelé anotou três vezes, e Amarildo, duas, para o triunfo brasileiro.

Sema e Consid articulam rede integrada de prevenção e combate aos incêndios florestais no Oeste da Bahia

A Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), em parceria com o Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid), que reúne 22 municípios da...

SUL DA BAHIA: Bebê de 1 ano morre engasgada com pedaço de carne em Lajedão

Na quarta-feira (13/08), uma criança de apenas um ano e um mês morreu após engasgar com um pedaço de carne na cidade de Lajedão,...
Fundação Jose Silveira

Sema e Consid articulam rede integrada de prevenção e combate aos incêndios florestais no Oeste da Bahia

A Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), em parceria com o Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid),...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Sema e Consid articulam rede integrada de prevenção e combate aos incêndios florestais no Oeste da Bahia

A Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), em parceria com o Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid),...

SUL DA BAHIA: Bebê de 1 ano morre engasgada com pedaço de carne em Lajedão

Na quarta-feira (13/08), uma criança de apenas um ano e um mês morreu após engasgar com um pedaço de...

Meu Novo Lar: Simões Filho busca apoio federal para ampliar melhorias habitacionais para beneficiar famílias de baixa renda

O superintendente de Habitação de Simões Filho, David Farias, esteve em Brasília nesta semana em uma agenda estratégica para...

SecultBA lança concurso licitatório para seleção do projeto de decoração do Carnaval do Pelô 2026

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI),...