Um bebê de 2 meses morreu na tarde desta segunda-feira (28/04), após ser vacinado na Unidade de Saúde da Família (USF) Aristides Maltês, localizada no bairro de São Cristóvão, em Salvador. A criança havia recebido as vacinas de rotina indicadas para a faixa etária: rotavírus (oral), pneumocócica e pentavalente (injetáveis).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), logo após a aplicação das vacinas, o bebê apresentou sinais de mal-estar. Equipes da unidade e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram procedimentos de emergência para tentar reanimá-lo, mas ele não resistiu.
A SMS afirmou, em nota, que todas as vacinas utilizadas na rede pública seguem os padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde.“Todo o processo está sendo conduzido com a seriedade e transparência que a situação exige, com apoio da Vigilância em Saúde e dos órgãos competentes”, disse.
“A SMS se solidariza profundamente com a família neste momento de imensa dor, colocando-se à disposição para prestar todo o apoio necessário; bem como quaisquer outros esclarecimentos aos órgãos competentes” concluiu a nota.
Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Territorial da região para acionar o Instituto Médico Legal (IML), que será responsável por realizar a perícia e identificar a causa da morte.