Com quase 200 milímetros de chuva acumulados em apenas 48 horas, Simões Filho foi o 4º município da Bahia que mais recebeu volume de precipitação neste fim de semana. Diante do cenário crítico, a Prefeitura intensificou a “Operação Chuva” e reforçou o compromisso com a segurança da população, atuando em regime de plantão com equipes da Defesa Civil, Infraestrutura e outras secretarias municipais.
“Estamos aqui nas ruas, na Operação Chuva, com toda a equipe da Prefeitura Municipal, acompanhando de perto todas as ocorrências que aconteceram no nosso município nessas últimas 48 horas. Várias árvores caíram em diversos locais, tivemos deslizamentos de terra, mas graças a Deus, nenhum incidente grave que tirasse a vida do povo. Estamos atentos, acompanhando e atuando”, declarou o prefeito Del Soares, que tem liderado pessoalmente os trabalhos de enfrentamento à crise.
A Defesa Civil está operando em regime de plantão 24 horas, e orienta a população a ficar atenta a rachaduras, estalos em paredes e movimentações no solo. Em caso de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone (71) 3296-9216.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Gabriel Marques, a atuação preventiva iniciada em janeiro foi essencial para minimizar os impactos do temporal. “A média de 200 milímetros já equivale ao esperado para o mês inteiro de maio. As ações de limpeza de canais, manutenção das redes de drenagem e macrodrenagem fizeram diferença”, explicou.
A Operação Chuva é coordenada de forma intersetorial, unindo diversas secretarias para garantir respostas rápidas, principalmente nas áreas mais vulneráveis. A gestão municipal segue mobilizada para preservar vidas, acolher famílias afetadas e recuperar áreas atingidas.