O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) voltou a viralizar nas redes sociais ao comentar a fraude bilionária no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e cobrar a criação da “CPI do roubo dos aposentados”. O vídeo publicado na tarde desta terça-feira (06/05) já ultrapassou a marca de 70 milhões de visualizações em menos de 24 horas e somente no perfil de Nikolas.
Utilizando a mesma estética dos vídeos anteriores — como o que criticava a mudança na fiscalização de transações via Pix, que alcançou 300 milhões de visualizações —, Nikolas explicou que as irregularidades foram apontadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e investigadas pela Polícia Federal (PF), com início em 2016 e crescimento expressivo em 2023.
Nikolas ainda criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por, segundo ele, não reagir às denúncias com a devida firmeza. O parlamentar também apontou como irresponsável a nomeação de Carlos Lupi (PDT) como ministro da Previdência, relembrando sua saída do Ministério do Trabalho, em 2011, após escândalos envolvendo convênios com ONGs.
Lupi pediu demissão no último dia 2 de maio, em meio à repercussão das denúncias de desvios no INSS ligados a sindicatos e associações.
O vídeo termina com o deputado pedindo que a população pressione os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para que uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) seja instaurada para investigar os desvios.