Deputado do PSD entra em rota de colisão com aliados e é detonado por colega

A postura cada vez mais centralizadora adotada pelo deputado estadual Ricardo Rodrigues (PSD), ex-prefeito de Lapão e com base política na região de Irecê, tem gerado incômodo nos bastidores da política regional — inclusive dentro do seu próprio grupo político. O parlamentar vem acumulando críticas pela forma como tenta assumir o protagonismo de ações do governo estadual, além de adotar uma conduta considerada até mesmo desleal com aliados e colegas de parlamento.

Nos últimos meses, Ricardo tem se apresentado como responsável por obras e medidas implementadas pelo governo da Bahia em municípios da região de Irecê, especialmente no contexto do enfrentamento à seca. Essa tentativa de capitalizar politicamente sobre conquistas coletivas tem gerado desconforto entre e lideranças locais, que enxergam em sua postura um desrespeito aos esforços conjuntos de diversos agentes políticos.

Além disso, circula nos bastidores a informação de que Ricardo Rodrigues pretende disputar uma vaga para a Câmara Federal em 2026 — embora essa intenção ainda não tenha sido confirmada oficialmente. A possível candidatura tem acirrado ainda mais os ânimos dentro do PSD e entre lideranças da base governista, que enxergam na movimentação do deputado um jogo individualista e pouco estratégico.

Um dos que se manifestaram publicamente sobre a conduta de Ricardo foi o também deputado estadual Cafu Barreto (PSD), seu colega de partido e de bancada. Em conversa com o Informe Baiano, Cafu lamentou o comportamento do correligionário.

“Política não se faz com prepotência nem com egoísmo. Política é parceria, é diálogo, é construção coletiva. Do jeito que ele está agindo, fica difícil manter relações saudáveis. A arrogância, como diz o ditado, precede a queda,” afirmou.

Cafu ainda destacou que, apesar do esforço conjunto de diversos deputados — aliados e até mesmo da oposição — na busca por medidas eficazes de enfrentamento à seca na região, até o momento nada de concreto foi efetivado pelo governo estadual. Nesse cenário, segundo ele, é ainda mais grave que alguém tente assumir sozinho o crédito de ações que sequer aconteceram de fato.

De forma descontraída, o deputado ironizou: “Se continuar nesse ritmo, até a vaga do governador Jerônimo pode estar ameaçada… Vai que o deputado resolve ser candidato ao governo também.”

Eventos esportivos provocam alterações no trânsito e nos ônibus neste domingo (18)

O tráfego na região do Centro Administrativo da Bahia (CAB) e nas imediações do Estádio Manoel Barradas, em Salvador, sofrerá alterações na manhã deste...

Consulta ao 1º lote da restituição do IR 2025 será liberada até sexta-feira (23)

Restituição do IR 2025: Receita Federal libera consulta ao 1º lote até sexta-feira (23) A Receita Federal vai liberar até a próxima sexta-feira, 23 de...
Pefeitura Municipal de Salvador

Eventos esportivos provocam alterações no trânsito e nos ônibus neste domingo (18)

O tráfego na região do Centro Administrativo da Bahia (CAB) e nas imediações do Estádio Manoel Barradas, em Salvador,...
Fundação Jose Silveira

Tiroteio deixa dois mortos e dois feridos durante festa no bairro do Uruguai

Um ataque a tiros deixou duas pessoas mortas e outras duas feridas na noite de domingo (18), no bairro...

Beneficiários com NIS final 1 recebem hoje parcela de maio do Bolsa Família

A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de maio do Bolsa Família. Recebem nesta segunda-feira (19) os...

Simm anuncia 309 vagas de emprego e estágio para esta segunda (19) em Salvador

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 309 vagas de emprego e estágio em Salvador...

PERDEU! Thiago Carpini diz que Bahia ficou acuado e Vitória foi incompetente

O técnico do Vitória, Thiago Carpini, não poupou palavras ao analisar a derrota por 2 a 1 para o...