A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou nesta terça-feira (13) a concessão da Comenda 2 de Julho ao presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso. A proposta, de autoria do deputado estadual Penalva (PDT), reconhece a trajetória de Wilson como um dos grandes líderes regionais da Bahia, com relevantes serviços prestados ao desenvolvimento econômico, turístico e social da Chapada Diamantina.
Atual prefeito de Andaraí, também é empresário e pecuarista. Cardoso foi criado em Ituberá e iniciou sua vida profissional aos 16 anos como office-boy na Radiolar, onde dois anos depois se tornou gerente comercial, e posteriormente diretor comercial.
O empresário, pecuarista e gestor público, atual presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), defensor da causa municipalista, foi presidente do Consórcio Chapada Forte e da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBahia) entre os anos de 2020 e 2022, e se consolidou liderança na Chapada Diamantina, onde cumpre seu quarto mandato como prefeito de Andaraí. “Wilson Paes Cardoso é merecedor desta distinta honraria concedida por esta egrégia Casa Legislativa, sobretudo por sua valiosa contribuição no fomento ao comércio, pecuária e fortalecimento da política no estado da Bahia”, concluiu.
Honraria
A Comenda 2 de Julho é a mais alta honraria concedida pela ALBA e homenageia personalidades que contribuíram de forma notável para a história, cultura, liberdade e desenvolvimento do estado da Bahia. O nome da comenda remete à data da Independência da Bahia, celebrada como símbolo da luta por soberania e democracia no país.
A data da sessão solene para a entrega da honraria ainda será definida.